Temporada Mais Araguaia leva serviços e orientações a Aruanã

O projeto é resultado da parceria de vários órgãos estaduais, entre eles o Gabinete de Políticas Sociais, a Secretaria da Retomada e o Corpo de Bombeiros

Postado em: 07-06-2023 às 08h05
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Temporada Mais Araguaia leva serviços e orientações a Aruanã
O projeto é resultado da parceria de vários órgãos estaduais, entre eles o Gabinete de Políticas Sociais, a Secretaria da Retomada e o Corpo de Bombeiros | Foto: Divulgação

Um projeto batizado de Temporada Mais Araguaia 2023, do Governo de Goiás, vai oferecer uma série de ações para os meses de junho e julho nas cidades que ficam às margens do Rio Araguaia. O projeto é resultado da parceria de vários órgãos estaduais, entre eles o Gabinete de Políticas Sociais, a Secretaria da Retomada e o Corpo de Bombeiros.

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) participará da iniciativa levando ao público orientações sobre programas ligados do setor rural. Os treinamentos começam em Aruanã nesta quarta-feira (7/6).

Aruanã

Uma equipe da Seapa está no município desde domingo (4/6), mobilizando lideranças, produtores rurais e outros interessados. Nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, no Centro do Idoso Dona Leopoldina Barros, eles participarão de capacitações em turismo rural, crédito rural e bioinsumos.

Continua após a publicidade

As inscrições para as atividades podem ser feitas a partir desta terça-feira (6/6) no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

A Seapa estará ao lado da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Das 10 às 12 horas, as equipes do órgão oferecerão capacitações em bovinocultura sustentável, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros temas.

Também farão emissão de CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), que substituiu a antiga DAP. Das 14 às 17 horas, serão realizadas oficinas de conserva de pequi e brigadeiro de pequi.

“Estamos unindo forças para fazer desta temporada do Araguaia uma das mais seguras e produtivas de todos os tempos”, afirma o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende. “O setor agropecuário tem uma característica de transversalidade. Temos interface com muitas áreas, e uma delas é o turismo. Goiás pode crescer muito com o turismo rural. Queremos desenvolver este segmento em todo o Estado, e incluir os pequenos produtores. A região do Araguaia é privilegiada neste sentido”, avalia.

Leia também: Bombeiros retiram carro que afundou no rio Araguaia enquanto condutor dirigia de ré, em Aruanã

Veja Também