Secretaria da Saúde assegura que não há necessidade de novos protocolos para Covid-19 em Goiás

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, não há registros de aumento significativo de casos da doença no estado

Postado em: 19-08-2023 às 18h00
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Secretaria da Saúde assegura que não há necessidade de novos protocolos para Covid-19 em Goiás
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, não há registros de aumento significativo de casos da doença no estado | Foto: Reprodução

A decisão da Prefeitura de Avelinópolis de fechar escolas temporariamente devido ao aumento de casos de Covid-19 no município reacendeu o receio da população com a doença. A cidade fica a a 75 km de Goiânia e divulgou o comunicado que informa os pais sobre o fechamento na sexta-feira (18/8).

Entretanto, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informou neste sábado que não há registros de aumento significativo de casos da doença no estado. Atualmente, são 1.055 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por Covid-19, com 268 óbitos pela doença.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, explica que há hoje uma estabilização da doença em Goiás e que, por isso, não existe a necessidade de adoção de novos protocolos sanitários.

Continua após a publicidade

“Não temos uma situação de emergência em saúde pública decretada, nem mesmo cenário epidemiológico hoje que justifique adoção de recomendações diferentes das que já são feitas. Pode haver o aumento de casos pontuais, ocorrências de surtos, mas temos medidas que podem ser adotadas para fazer o controle dessas situações de acordo com a situação encontrada”, diz.

Ainda segundo a superintendente, a pandemia deixou aprendizados. Um deles, segundo ela, é que mesmo em situação de emergência por doenças infecciosas as escolas deverão ser as últimas a serem fechadas e a primeiras a serem reabertas.

Isso acontece, destaca Flúvia, porque há outros locais e situações de maior risco de transmissão do que escola e a depender da situação, estar na escola pode ser até protetor.

Subnotificação

O município de Avelinópolis não registra, nos sistemas oficiais da pasta e do Ministério da Saúde, aumento de casos da Covid-19. Segundo a superintendente da SES, entretanto, o que pode ter acontecido é uma subnotificação dos casos pela administração municipal.

“Numa situação como essa, a primeira orientação é: registre todos os casos e, a partir desse registro, a gente avalia a situação epidemiológica para ver qual providência deve ser tomada. Hoje não há motivo, a nível de coletividade, de termos medidas como o fechamento de escolas. Existem outras formas de trabalhar o controle”, pontuou.

Nova variante

A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre uma nova subvariante da Ômicron, denominada EG.5. A nova variante foi identificada em 51 países até o momento. O primeiro registro no Brasil foi feito há alguns dias no estado de São Paulo.

Não há ainda casos confirmados da subvariante em Goiás. Apesar destas características, a OMS classificou a EG.5 como de baixo risco para a saúde pública em nível global, uma vez que não apresentou mudanças no padrão de gravidade de doença (hospitalização e óbitos).

Leia também: Avelinópolis suspende aulas pelo aumento de casos de covid-19

Veja Também