Tentando vagas no ensino superior, candidatos fazem 2ª dia do Enem

Nos locais de prova, centenas de alunos chegaram cedo para não se atrasar para etapa final

Postado em: 13-11-2023 às 08h44
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Tentando vagas no ensino superior, candidatos fazem 2ª dia do Enem
Nos locais de prova, centenas de alunos chegaram cedo para não se atrasar para etapa final | Foto: Alexandre Paes/O Hoje

Milhões de estudantes em todo o país realizaram, no último domingo (12), a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos tiveram cerca de cinco horas para resolver 90 questões de matemática e ciências da natureza. Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos e cerca de 2,8 milhões compareceram ao primeiro dia de prova.

As questões do segundo dia de provas do Enem 2023 abordaram o funcionamento da vacina da Covid, a influência dos hormônios no período de TPM (tensão pré-menstrual) e matemática financeira. Uma das questões da prova também tratou do uso de um inseticida agrícola, que seria responsável pela contaminação do meio ambiente e da população local. No primeiro dia de provas, houve a acusação de o Enem favorecer uma visão de esquerda, com questões críticas ao agronegócio.

A estudante Ana Luiza Gomes, de 17 anos, foi a primeira a deixar o prédio da Fasam neste segundo dia do Exame. “Eu chutei muito, não acho que fui bem. Esse ano foi só um teste, eu vou tentar fazer um curso para passar no ano que vem. Fora que as questões de matemática exigiam muitos cálculos”, conta. Neste ano, a prova começou a ser aplicada às 13h30, pelo horário de Brasília. Os estudantes tiveram até às 18h30 para terminar o exame. 

Continua após a publicidade

Segundo ela, a prova estava difícil. “Como eu não me preparei muito, achei bem difícil, para quem tem um preparo melhor, pode ir bem”, afirmou. Ana Luiza ainda contou que o calor, atingindo uma sensação térmica de quase 40ºC, não atrapalhou o seu desempenho no exame. “Estava tranquilo, com ar-condicionado ligado na minha sala”, disse.

O Enem começou a ser aplicado no último domingo (5), quando os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. A partir de agora, os candidatos vão precisar segurar a ansiedade pelos resultados oficiais. De acordo com o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o gabarito oficial vai ser divulgado no dia 24 de novembro. Na prática, o Enem se tornou o principal caminho para o ensino superior no Brasil.

Os resultados de notas das provas podem ser usados para concorrer às vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), às bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Veja Também