Cadeirante escapa por pouco de carro em chamas no Centro de Goiânia

Tenente do Corpo de Bombeiros, Ana Carolina alerta que mesmo o extintor não sendo obrigatório ele é um equipamento importante no combate ao fogo

Postado em: 07-12-2023 às 12h00
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Cadeirante escapa por pouco de carro em chamas no Centro de Goiânia
Ézio Coelho conta que o veículo começou a soltar fumaças antes de ficar em chamas | Foto: Leandro Braz/ O Hoje

Os veículos de passeio é um modo que as pessoas têm de se locomover com mais facilidade. Porém, esses veículos devem estar em perfeitas condições para rodar pelas cidades brasileiras. Devido a isso é recomendado pelas montadoras que seja feito revisões com frequência nos automóveis.

Na manhã desta última quarta-feira (06) um carro pegou fogo no centro de Goiânia, na Rua Dona Gercina Borges Teixeira, próximo ao museu Pedro Ludovico. O dono do veículo era o cadeirante Ezio Coelho. Segundo ele, o carro começou a soltar uma fumaça no motor, enquanto estava em movimento. “Estávamos andando devagar normalmente, quando percebemos que o carro estava saindo um pouco de fumaça na frente”, conta Ezio Coelho. “Imediatamente o meu cuidador encostou o carro e começou a me tirar de dentro. Montou a minha cadeira de rodas e saímos de perto. E a fumaça foi só aumentando até que o veículo começou a pegar fogo”, concluiu o homem.   

Por sorte, segundo o homem, o carro tinha seguro. De acordo com ele, tudo aconteceu muito rápido e de maneira inexplicável. Um segurança que trabalha em um prédio próximo ao local do incêndio relatou que o veículo passou por duas explosões no momento em que ele estava em chamas. O Corpo de Bombeiros compareceu apagou o fogo, mas o carro teve perda total. 

Continua após a publicidade

Até o final da primeira semana de dezembro, segundo dados do Corpo dos Bombeiros, a instituição registrou 674 veículos de passeio incendiados em Goiás – uma diferença de 90 incêndios a menos em comparação ao ano de 2022, onde o número foi de 764 veículos que pegaram fogo.  

O cadeirante e seu cuidador não tiveram nenhum ferimento, pois conseguiram sair de dentro do carro antes que ele ficasse em chamas.

Para falar um pouco sobre as precauções que os condutores devem ter, para evitar esse tipo de acidente com veículos de passeio, o Jornal O Hoje conversou com a Tenente do Corpo de Bombeiros, Ana Carolina. “Os incêndios com veículos se dão por diversos fatores, como aquecimento do radiador, má ligação da mangueira do combustível, baixo nível de água do radiador, falhas na parte elétrica e componentes auxiliares como rádios de carro que super-aquecem, podendo causar um incêndio”, explica a Tenente do Corpo de Bombeiros.

Além disso, Ana Carolina também diz que tanto os carros antigos quanto os mais novos devem passar por uma revisão periódica e checagem semanal dos níveis de água do radiador. A Tenente também ressalta que dentro dos veículos de passeio existe um equipamento que é importante nesses momentos. “O importante aliado contra chamas são os extintores de incêndio, que mesmo não sendo o item mais obrigatório, são de grande valia no combate a princípio de incêndios”, lembra Ana Carolina.  

Segundo ela, a partir do momento em que o condutor perceber a presença de fumaça no veículo, a orientação é que o motorista desligue o veículo e saia imediatamente de dentro dele. Caso o condutor possua um extintor, ele deve usá-lo, mas com a devida atenção, abrindo apenas um pouco do capô do veículo (cerca de 10 centímetros). Dessa forma o motorista pode controlar o fogo com o extintor.    

Caso as chamas estejam mais altas ou o condutor não possua extintor no local, de forma alguma, é recomendado utilizar água para o combate de incêndio, pois caso tenha óleo no local, a água pode acabar gerando explosões. Se o condutor não conseguir controlar o fogo com o extintor de incêndio, ele deve ficar o mais longe possível e contatar de imediato o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, através do telefone 193.

Veja Também