Fim da ceia de Natal? Ministério da Agricultura apreende 174,5 toneladas de uva-passa impróprias para o consumo

Amada por alguns e odiada por outros, a uva-passa é muito consumida nesta época de fim de ano

Postado em: 23-12-2023 às 16h44
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Fim da ceia de Natal? Ministério da Agricultura apreende 174,5 toneladas de uva-passa impróprias para o consumo
Amada por alguns e odiada por outros, a uva-passa é muito consumida nesta época de fim de ano | Foto: Reprodução

Cerca de 174,5 toneladas de uva-passa que seriam comercializadas para consumo no Brasil foram apreendidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) às vésperas do Natal.

Amada por alguns e odiada por outros, a uva-passa é muito consumida nesta época de fim de ano. O material apreendido estava contaminado por ocratoxina A, substância produzida por alguns tipos de fungos que pode afetar cereais, frutos secos, café, cacau, uvas, e produtos processados, como vinho, cerveja ou sumos de fruta.

As apreensões correspondem a 6,72% do total importado pelo Brasil em 2023, que foi de 2.800 toneladas segundo os dados de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat).  

Continua após a publicidade

“O nível de conformidade das uvas-passas importadas para o Brasil é bem maior que a quantidade apreendida, o que demonstra que nossas equipes estão sempre atentas para assegurar que apenas produtos de qualidade cheguem na mesa do consumidor brasileiro, principalmente, nesta época de festas de fim de ano”, ressalta o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso.

Para as análises, os lotes foram amostrados nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) nos postos de fronteira durante sua entrada no país e controladas no mercado interno pelas equipes de fiscalização do Serviço de Inspeção Vegetal.  

Os países de origem desses lotes foram notificados oficialmente pelo Mapa e os mesmos devolvidos à sua origem ou condenados para destruição ou desnaturação, sob acompanhamento da autoridade fiscalizadora, quando impróprios para consumo.

Veja Também