O legado de um Rei: Projeto propõe criação de dia em Homenagem a Pelé  

O falecimento daquele que é considerado o maior jogador da história comoveu o Brasil e o mundo.

Postado em: 03-01-2024 às 16h49
Por: Rauena Zerra
Imagem Ilustrando a Notícia: O legado de um Rei: Projeto propõe criação de dia em Homenagem a Pelé  
PL propõe criação de dia em Homenagem a Pelé I Foto: Reprodução

A morte de Pelé completou um ano na sexta-feira (29). O falecimento daquele que é considerado o maior jogador da história comoveu o Brasil e o mundo. Com os senadores, não foi diferente. Vários deles registraram nas redes sociais a admiração pelo jogador e o pesar por sua morte.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por exemplo, definiu Pelé como “o mais magistral jogador de futebol que o mundo viu nos gramados e que elevou o nome do Brasil por onde passou”. O senador Romário (PL-RJ), campeão mundial com a seleção em 1994, lembrou que, “eleito o atleta do século, Edson Arantes do Nascimento fez o mundo se curvar diante do seu talento, levando o futebol brasileiro ao altar dos deuses”.

Na sequência das homenagens, os deputados Luciano Ducci (PSB-PR) e Felipe Carreras (PSB-PE) apresentaram um projeto para instituir o dia 19 de novembro como o Dia do Rei Pelé (PL 5.867/2023). 

Continua após a publicidade

Segundo informações da Agência Senado, a matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados no último dia 20 e será analisada pelo Senado ainda neste ano.

De acordo com os autores do projeto, o legado de Pelé ultrapassou o mundo do esporte. “Em 1969, um país parou uma guerra para vê-lo jogar. Ele foi embaixador de órgãos como ONU, Unesco e Unicef”, registraram os deputados na justificativa da proposta. A data de 19 de novembro faz referência ao dia em que, no ano de 1969, Pelé marcou seu gol de número mil. Em uma partida no Maracanã, o Santos venceu o Vasco por 2 x 1, com um gol de pênalti do Rei.

O legado do Rei 

Pelé, cujo nome de batismo é Edson Arantes do Nascimento, nasceu no ano de 1940 em Três Corações, Minas Gerais. Ele é o primogênito de Celeste Arantes do Nascimento e de João Ramos do Nascimento, mais conhecido como Dondinho, também jogador de futebol.

Com o glorioso Santos, único clube que honrou em terras brasileiras, logrou a conquista de mais de 40 troféus. Na seleção brasileira, foi partícipe de três vitórias mundiais (1958, 1962 e 1970). Além disso, teve influência na disseminação do futebol nos Estados Unidos, ao competir pelo NY Cosmos no ocaso de sua carreira, na década de 1970. Pelé ergueu a mirabolante estatística de 1.282 gols em sua carreira e participou de 92 confrontos pela seleção.

Além dos campos, Pelé desempenhou diferentes papéis, como ator, empresário, comentarista e garoto propaganda. Ele também se aventurou na música como cantor e compositor. Na vida pública, atuou como ministro do Esporte durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998). 

Pelé faleceu em 2022, aos 82 anos, devido a complicações de um câncer. Ele deixou seis filhos e nove netos. Uma filha não reconhecida, voluntariamente, também faleceu de câncer em 2002. Conforme informações de diversos sites de notícias, o Rei assinou um testamento em 2020, acordado pelos herdeiros, que deverá ser cumprido sem maiores problemas.

Veja Também