Explosão por vazamento de gás deixa casa destruída em Hidrolândia; veja como prevenir acidentes

Segundo o Corpo de Bombeiros, o gás pode ter entrado em contato com alguma fonte de combustão

Postado em: 13-03-2024 às 16h04
Por: Rauena Zerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Explosão por vazamento de gás deixa casa destruída em Hidrolândia; veja como prevenir acidentes
Segundo o Corpo de Bombeiros, o gás pode ter entrado em contato com alguma fonte de combustão I Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (12), uma casa ficou totalmente destruída após uma explosão ocasionada por um vazamento de gás no Setor Vila Grimpas, em Hidrolândia, na Região Metropolitana de Goiânia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mangueira do botijão se soltou do fogão e o gás ficou vazando.

Segundo a corporação, o gás pode ter entrado em contato com alguma fonte de combustão, o que pode ter causado a explosão. Ninguém ficou ferido.

Ao chegarem no local, a equipe de resgate se deparou com os destroços da casa e percebeu ainda a presença do odor característico do gás de cozinha. Diante disso, foi necessário interromper o fornecimento de energia e remover o botijão de gás. A equipe assegura que não houve vazamento na mangueira que conectava o botijão ao fogão.

Continua após a publicidade

O dono da casa estava presente no momento do incidente e se identificou, informando que residia no local com sua esposa e sua enteada.

O homem explicou que nenhum dos residentes estava em casa no momento da explosão, já que sua esposa e enteada estavam em uma propriedade rural. Em seguida, ele ligou para a esposa na presença da equipe, confirmando que estavam bem e que a filha estava com ela. O local foi isolado com fita zebrada e orientações adequadas foram fornecidas para preservar a cena.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não é possível determinar exatamente como tudo ocorreu, uma vez que não havia ninguém em casa durante a explosão.

Dicas para evitar acidentes com gás; Corpo de Bombeiros orienta medidas preventivas:

  • Nunca acenda a luz, não use aparelhos eletrônicos, incluindo telefones celulares, nem acione interruptores de energia elétrica ao perceber cheiro de gás no ambiente. Neste caso, abra as janelas e portas, retire as pessoas da casa e acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193.
  • Verifique periodicamente as instalações de gás de sua residência. Para saber se há vazamentos, use espuma líquida em volta do registro e ao longo da mangueira. Se houver vazamentos haverá formação de bolhas.
  • Ao trocar o botijão, observe a aparência deste. Não pode estar amassado, enferrujado ou danificado.
  •  Não instale o botijão de gás em locais fechados, sem ventilação. Não deixe panos, papel ou outros materiais de fácil combustão próximos ao fogão ou ao gás. Em caso de vazamentos ou de princípios de incêndio, os materiais de fácil combustão ajudam a propagar o fogo.
  • A mangueira e a válvula de botijões de gás devem ser certificadas pelo Inmetro e possuem data de validade. Proceda à substituição se a validade estiver vencida.
  • Se tiver dúvidas entre em contato com a empresa responsável pela instalação do gás.
  • Acione o Corpo de Bombeiros se houver uma emergência pelo telefone 193

Veja Também