Governo anuncia formação do conselho do Parque de Caldas Novas

Ao todo são 28 vagas igualmente divididas entre o poder público e a sociedade civil organizada

Postado em: 17-04-2024 às 12h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo anuncia formação do conselho do Parque de Caldas Novas
Vista de um mirante no Parque Estadual de Caldas Novas | Foto: Divulgação/Semad-GO

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) está entre um dos parques estaduais mais visitados entre os turistas no turismo ecológico goianiense. Parte do motivo disso é a localização da área de 12 mil hectares entre dois dos três municípios com maiores valores de renda por turismo, as cidades de Caldas Novas e Rio Quente. Ambos os municípios tiveram uma renda acumulada do turismo de pelo menos R$ 25 milhões só no ano de 2023.

Com objetivo de melhor alinhar o planejamento da área com a área de conservação, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), publicou um edital para a criação de um conselho consultivo a fim de desenvolver e ajudar na gestão do parque. Entre os principais objetivos listados estão a criação e a implementação de um plano de manejo, a avaliação orçamentária da unidade e o melhor diálogo com a comunidade.

Ao todo são 28 vagas igualmente divididas entre o poder público e a sociedade civil organizada. No que diz respeito ao poder público, há vagas para a gestão do Pescan, poder Executivo de Caldas Novas, Rio Quente e Marzagão, quatro para o poder Executivo estadual (Turismo, sanidade animal e vegetal ou Emater, infraestrutura, saneamento, defesa civil, entre outros), para as Câmaras de Vereadores de Caldas Novas, Rio Quente e Marzagão, para o poder Judiciário regional e para universidades com atuação no parque.

Veja Também