Pandemia faz crescer a procura por aulas de inclusão digital para idosos na OVG

Maioria dos participantes são mulheres e 98% dos alunos possuem smartphone com internet | Foto: Henrique Luiz/OVG

Postado em: 20-04-2021 às 16h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Pandemia faz crescer a procura por aulas de inclusão digital para idosos na OVG
Maioria dos participantes são mulheres e 98% dos alunos possuem smartphone com internet | Foto: Henrique Luiz/OVG

Jailson Sena

Por conta da pandemia, a procura pelas aulas de inclusão digital para idosos aumentou 60% nas unidades da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Atualmente,120 pessoas participam das atividades oferecidas gratuitamente pelo governo do estado. As oficinas contemplam moradores e frequentadores dos centros de idosos Vila Vida e Sagrada Família, e dos espaços Bem Viver I e II. 

90% dos participantes são mulheres; 85% dos idosos têm entre 60 e 70 anos; e 15%, entre 70 e 80 anos. A análise destaca ainda que 98% dos idosos que frequentam essas aulas têm smartphone com acesso à internet e 100% deles têm suas necessidades e objetivos supridos no projeto. 

Continua após a publicidade

O Facebook é a rede social mais acessada e o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado para a troca de mensagens. Entre os mais utilizados no dia a dia, 92% usam WhatsApp; 70% Facebook; 50% YouTube; 10% e-mail; 12% Instagram. Além disso, cresceu em mais de 50%, a procura pelas plataformas de streaming de filmes, como a Netflix, e de música como Spotify.  

A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, ressalta que a população idosa também quer se manter informada e conectada ao que acontece no mundo. “Com a inclusão digital, possibilitamos que esses idosos se socializem, cultivem laços familiares. Além disso, eles passam a ter acesso a uma ferramenta que auxilia nas mais variadas demandas do dia a dia”, pontua. 

Segundo a instrutora do Espaço Bem Viver, Denise Carrijo, a pandemia exigiu inovações na hora de ensinar, já que as aulas presenciais tiveram que ser suspensas. “Semanalmente, nós criamos conteúdos que são disponibilizados nos grupos de WhatsApp destinados aos idosos de cada uma das unidades da OVG”, conta. 

Veja Também