Novidades trazem charme ao olhar

Feira reúne profissionais do setor ótico para divulgar as principais tendências nos modelos de óculos de grau e solares

Postado em: 17-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

JÚNIOR BUENO, de São Paulo*

A Expo Abióptica, mai­or evento latino-americano do setor óptico, que aconteceu em São Paulo, entre 13 e 16 de abril, trouxe novidades e ten­dências que serão usadas na próxima estação. Marcas nacionais e internacionais fizeram parte da feira e mostraram aos visitantes formatos e lentes para todos os gostos e necessidades de correção visual. A Expo Abiótica é voltada a profissionais e empresários ligados ao setor de óticas.

Cláudia Cunha, consultora de moda e varejo da Abiótica, explica que as lojas estarão abastecidas com as últimas tendências que já estão sendo usadas nos principais polos de moda do mundo. As novidades desembarcam dos dois   maiores eventos ópticos: a Mido, que acontece em Milão, e a Silmo, que acontece em Paris.  As peças chegam agregando duas características marcantes: formas grandes e arredondadas. “Continuam ainda em alta as lentes espelhadas, mas em tons mais suaves, que dão um toque de elegância ao visual. As cores para os solares estão fortes e escuras, em tons de preto, azul, vinho, roxo ou marrom”, comenta Claudia.

Continua após a publicidade

Um clássico que continua com tudo em 2016 é o demi âmbar – o bom e velho tartaruga, que vale tan­to para solares como para receituário. Os tons claros e variações de nude também serão uma opção. “Azul, rosa e verde, tudo bem clarinho e pastel aparecem na cartela de cores para quem não dispensa um look mais suave, com influência romântica”, completa.

O perfil de consumo dos brasileiros é bem particular, um pouco diferente de outros países. Em mercados nos quais o consumo de moda já é maduro, a consumidora aposta nas novidades e sai usando sem medo de ser feliz. “No Brasil, culturalmente, é mais comum a preocupação com aprovação pa­ra novidades, por isso a busca pelas referências em blogs, sites e revistas de moda”, comenta Claudia, enfatizando que, para a escolha de um modelo adequado, deve-se ficar atento não só ao que está em alta, mas também a uma série de fatores como formato e tamanho do rosto, harmonia com o tom de pele, olhos e cabelo.

Durante o evento, foram apresentadas inovações no processo de produção de solares e receituário. As matérias-primas que são economicamente mais viáveis chegam ao consumidor com preço final mais acessível. “Os novos materiais são cada vez mais flexíveis, leves e confortáveis para quem usa. O toque emborrachado ou aveludado po­de receber acabamentos texturizados que remetem a outros tipos de materiais mais naturais e a madeira é um exemplo”, encerra Claudia.

Algumas marcas aproveitaram para mostrar inovações e tendências. A HB, por exemplo, trouxe como novidade os óculos totalmente dobráveis, que ficam na metade do tamanho original. Outra inovação são os materiais, como polytech, e fibra de carbono misturada ao metal, que conferem leveza às armações. A marca Secret também lança uma linha que mistura estes dois materiais em modelos delicados e elegantes. Outra novidade é a marca Capricho, derivada da revista teen, que lançou modelos para as mais jovens.

Quem trouxe inovação para a feira, foi a GO, com suas marcas licenciadas, como a Ana Hickmann Eyewear, Atitude,BulgetOcchiali,  T-Charge, Cartier, Speedo e Jolie. A empresa apostou no carisma de celebridades como Ana Hickman, Aline Barros, Henrique Fogaça, Wanessa e Flávia Alessandra. Todas as linhas mostraram novidades, como o uso de vidro plano, nos óculos espelhados, materiais resistentes em óculos para a prática de esporte e aplicações de Swarovski são alguns dos detalhes que as marcas possuem e que transformam os óculos em algo que vai muito além deum acessório.

*O repórter viajou a São Paulo a convite da Abiótica

 

Veja Também