Mostra ‘O Triunfo da Cor’ leva grandes nomes do pós-impressionismo para SP

São exibidas 75 obras de 32 artistas do fim do século 19 e início do 20

Postado em: 30-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mostra ‘O Triunfo da Cor’ leva grandes nomes do pós-impressionismo para SP
São exibidas 75 obras de 32 artistas do fim do século 19 e início do 20

Daniel Mello/Repórter da Agência Brasil

A exposição O Triunfo da Cor leva grandes nomes da arte moderna para o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. São 75 obras de 32 artistas do fim do século 19 e início do 20, dentre eles, expoentes como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse. Os trabalhos fazem parte dos acervos do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie, ambos de Paris. O programa, gratuito, é uma boa pedida para quem estiver na capital paulista até o próximo dia 8 de julho. 

A mostra foi dividida em quatro módulos, que apresentam os pintores que sucederam o movimento impressionista e receberam do crítico inglês Roger Fry a designação de pós-impressionistas. 

Continua após a publicidade

Na primeira parte, chamada de A Cor Cientifica, podem ser vistas pinturas que se inspiraram nas pesquisas científicas de Michel Eugene Chevreul sobre a construção de imagens com pontos. Os estudos desenvolvidos por Paul Gauguin e Émile Bernard marcam a segunda parte da exposição, chamada de Núcleo Misterioso do Pensamento. Dentre as obras, está o quadro Marinha com Vaca, em que o animal é visto em um fundo de uma passagem com penhascos que formam um precipício estreito. O Autorretrato Octogonal, de Édouard Vuillard, é uma das pinturas do terceiro momento. Intitulada Os Nabis, Profetas de Uma Nova Arte, essa parte da mostra também reúne obras de Félix Vallotton e Aristide Maillol. O Mulheres do Taiti, de Paul Gauguin, é um dos quadros da última parte, chamada de A Cor Em Liberalidade, que tem como marca a inspiração que artistas como Gauguin e Paul Cézanne buscaram na natureza tropical. 

SERVIÇO

Mostra ‘O Triunfo da Cor’

Quando: Até 8 de julho próximo

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo-SP)

Entrada gratuita 

Veja Também