Como naquele filme…

No mês dos namorados, o ‘Essência’ retrata as cidades que foram cenário de filmes de amor, e, na estreia da série, um lugar chamado Londres

Postado em: 05-06-2016 às 21h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Como naquele filme…
No mês dos namorados, o ‘Essência’ retrata as cidades que foram cenário de filmes de amor, e, na estreia da série, um lugar chamado Londres

JÚNIOR BUENO

O cinema nasceu para contar histórias de amor. Não há como não gostar de comédias românticas em que o casal enfrenta tudo e todos para ficar junto, no final, no tão sonhado happy end. Assim como assistir a  um filme, juntinho, todo casal também gosta de conhecer o mundo junto. Juntando essas duas paixões, o Essência começa, hoje, em comemoração ao mês dos namorados, uma série com três das principais cidades que são locações frequentes para filmes de amor. Começaremos por Londres, cidade onde Julia Roberts e Hug Grant suspiraram em Um Lugar Chamado Nothing Hill. Uma dezena de histórias de amor se desenrolou em Simplesmente Amor. Bridget Jones, a solteirona mais amada do mundo, viveu suas desventuras e dois casais tiveram idas e vindas em Closer – Perto Demais. Nas próximas semanas, teremos Nova York e Paris para inspirar pombinhos.

Londres, terra da Rainha, do Harry Potter e dos Beatles é pródiga em inspirar casais em filmes. Por exemplo, Um Lugar Chamado Nothing Hill, estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant, é um clássico das comédias românticas, e o bairro que o batiza é lindo. Para começar, um tour por Notting Hill. Se você for de metrô, você pode descer na estação Notting Hill Gate. Uma das saídas da estação já sai de pertinho da nossa primeira parada no roteiro, o Coronet Cinema, frequentado pelo personagm de Hugh. Você pode fazer esse roteiro como um passeio a pé, e ele vai levar em torno de uma hora; os lugares são próximos uns dos outros e, se você for passear pelo Portobello Road Market, acrescente mais um tempinho na duração do passeio. 

Continua após a publicidade

No filme, William e Anna Scott pulam o muro de um jardim em Notting Hill. Quem se lembra da cena?  Mas não tente repetir a cena no local e entenda o porquê: o bairro tem vários jardins privados – são jardins que são mantidos pelos próprios morados da região, e apenas quem tem a chave pode usar os jardins. Ou seja, entrar em propriedade privada, é crime. Um dos lugares mais famosos de Notting Hill em Londres, é claro que o filme não poderia deixar de mostrar esse ponto turístico superfamoso da cidade. O Portobello Road Market é como uma feira que funciona na rua, de mesmo nome, e aparece no início do filme; a famosa parte do mercado de antiguidades compõe esse mercado. No número 142 da Portobello Road, fica uma loja com fachada azul onde foi a locação da livraria de William (Hugh Grant no filme). Vira e mexe, o local tem uma loja diferente com a mesma fachada para aproveitar o fluxo de turismo. A loja verdadeira, que inspirou o filme, The Travel Bookshop, só com livros de viagem, ficava perto de Portobello, mudou de nome em 2011 e se chama The Notting Hill Bookshop.

Closer – Perto Demais nasceu nos palcos da Inglaterra, e nada mais justo que, ao transpor essa história para a tela grande, fosse mantida a atmosfera londrina, sóbria e muitas vezes fria. Londres e Closer são indissociáveis. Estão, lá, a frieza e a assepsia do London Aquarium e a efervescência cultural e turística das Margens do Rio Tâmisa, principalmente na região conhecida como South Banks, que proporciona vistas incríveis de cartões postais da cidade, como o Tate Modern, British Airways London Eye, National Film Theatre e a Millennium Bridge. Ainda, na cena da exposição de fotos da personagem de Julia Roberts, o incrível átrio central de um imenso prédio que vemos na tela é o interior da Whiteleys, a primeira loja de departamentos de Londres, e que hoje abriga um moderno e luxuoso shopping center. A Whiteleys fica na Queensway, bem pertinho da extremidade noroeste do Hyde Park. 

E, por último, uma cena famosa, quando as personagens de Natalie Portman e Jude Law se encontram e se apaixonam, foi gravada no Postman’s Park, um belíssimo parque público da cidade. Ali, bem em frente ao Memorial to Heroic Self Sacrifice – um memorial dedicado a pessoas comuns que perderam suas vidas salvando outras –, foi filmada a cena em questão. O Postman’s Park fica na Little Brittain, a apenas 300 metros no sentido norte da St. Pauls Cathedral. E o Memorial to Heroic Self Sacrifice tem uma história bastante interessante.

Outro filme filmado em Londres que arranca suspiros e sorrisos é O Diário de Bridget Jones. O supersucesso, estrelado por Renée Zellweger (que foi indicada a Melhor Atriz), Hugh Grant e Colin Firth, é mais londrino impossível! O primeiro lugar para encontrar Bridget Jones na capital inglesa é em seu ‘home, sweet home’: a personagem morava em flat sobre o pub The Globe, que virou até um ponto turístico depois do filme. O lugar certo para conseguir um furo jornalístico e uma promoção na carreira é ficar de plantão na frente da Royal Courts of Justice, na famosa Strand Avenue. De quebra, você pode conquistar o amor da sua vida: Bridget e Mark Darcy (Colin Firth) iniciaram (e reataram) um romance a partir de um encontro nesse lugar tão conservador.

Mas nenhum filme será tão romântico e londrino ao mesmo tempo que Simplesmente Amor. O filme dirigido por Richard Curtis mostra como o amor pode florescer, em pleno Natal, por meio de dez histórias separadas, mas que se cruzam em algum ponto. E o cenário que abre e fecha o filme é mais que propício: o aeroporto de Heathrow. Não importa se você está dizendo hello ou goodbye: as emoções são fortes no lugar. Da próxima vez em que você passar pelo Heathrow Airport, por favor, respire fundo e sinta o amor no ar.

Outro lugar dos mais românticos no Natal em Londres é a pista de gelo à frente da Somerset House, que foi usado em diversas cenas de passagem no filme. Ideal para patinar de mãos dadas. Tudo que você precisa é amor, mas um local charmoso para um casamento dos sonhos nunca fez mal a ninguém. Peter (Chiwetel Ejiofor) e Juliet (Keira Knightley) se casam na Grosvenor Chapel, em Mayfair, no início de Simplesmente Amor, enquanto o melhor amigo de Peter, Mark (Andrew Lincoln) os oferece uma serenata surpresa espetacular.  

Você não pode perder a histórica escola que foi palco, no filme de um auto de Natal com uma lagosta e uma ‘mini’ Mariah Carey. As cenas foram filmados na Elliot School, agora fechada, em Putney, que recebe visitas guiadas. E, por fim, o cais Gabriel’s Wharf é o cenário onde o garotinho Sam (Thomas Sangster) oferece a verdade mais precisa de todo o filme: “Afinal, o que é pior do que a total agonia de estar apaixonado?” Nada, Sam, nada mesmo!

 

Veja Também