Orquestra goiana será conduzida hoje por maestro internacional

O regente italiano Matteo Pagliari, vai reger a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), às 20h30 desta quinta-feira, no Teatro Goiânia

Postado em: 18-08-2016 às 06h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Orquestra goiana será conduzida hoje por maestro internacional
O regente italiano Matteo Pagliari, vai reger a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), às 20h30 desta quinta-feira, no Teatro Goiânia

Da redação

O regente Matteo Pagliari, da Itália, vai reger a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), às 20h30 desta quinta-feira, no Teatro Goiânia. O pianista Ronaldo Rolim é o convidado especial. O concerto faz parte da série Quinta Clássica, e o diversificado programa reúne as obras: Abertura Concertante, de Camargo Guarnieri; Concerto para Piano e Orquestra, de Mozart; Suíte Nordestina, de Mahle, e Sinfonia nº 2, de Beethoven. A entrada é gratuita.

O regente
Matteo Pagliari estudou com Mario Borciani e Regência Orquestral com Gilberto Serembe e Pietro Veneri. Também estudou com Neil Thomson, Eliahu Inbal, Umberto Benedetti Michelangeli e Isaac Karabtchevsky. Foi diretor artístico e maestro do Coro da Cidade de Parma, entre 1998 e 2001, e, nessa qualidade, trabalhou com a Orquestra Sinfônica dell’Emilia Romagna. Em setembro de 2005,  conquistou o 2º lugar na 5ª edição da Vakhtang Jordania Competição Internacional de Regência. Apresentou-se com renomados  solistas, como Juan Diego Florez, Daniela Barcellona, Gregory Kunde, Patrizia Ciofi, dentre outros. Foi também foi professor de regência técnica na Scuola dell’Opera de Teatro Comunale, em Bolonha, durante três anos (2008 a 2010).  Em outubro de 2012, publicou o Invenzione Uma Devida Voci – Una Conversazione Con Glenn Gould. 

Continua após a publicidade

O pianista
Natural de Votorantim (SP), Ronaldo Rolim vem se estabelecendo como um dos músicos mais completos de sua geração. Em 2015, foi um dos destaques do prestigiado Concurso Géza Anda, em Zurique (Suíça), conquistando o 3º lugar e prêmio de Melhor Interpretação da Obra de Schumann. Com extensa atividade como recitalista e camerista,  tem se apresentado em importantes salas de concerto da Europa, da Ásia e das Américas. Como solista convidado, já se apresentou com várias orquestras brasileiras e internacionais, destacando-se concertos com a Tonhalle-Orchester e com a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, além das Orquestras Sinfônica Brasileira e Filarmônica de Minas Gerais. Em 2014, iniciou seu doutorado na Yale University (New Haven) sob orientação do renomado pianista Boris Berman.

SERVIÇO
‘Quinta Clássica’ com a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG)
Quando: Hoje (18 de agosto)
Onde: Teatro Goiânia 
Horário: 20h30
Regente: Matteo Pagliari 
Solista: Ronaldo Rolim 

Veja Também