Exposição de Amaury Menezes e G. Fogaça chega ao MAG

Da Capital do Estado, mostra de artistas goianos segue para países como a Venezuela e a Bélgica

Postado em: 20-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O Museu de Arte de Goiânia (MAG), unidade da Secretaria Municipal de Cultura, recebe a partir de hoje (20), a exposição Roteiros, dos artistas plásticos goianos Amaury Menezes e G. Fogaça. A mostra ocupará a Sala Reinaldo Barbalho e terá 24 obras de formatos e técnicas variadas, sendo 12 de cada artista. A abertura será às 20h. A produção da mostra é de Malu da Cunha. PX Silveira assina a curadoria. 
Roteiros foi apresentada parcialmente, em Santiago (Chile), entre maio e junho deste ano. Fruto de intercâmbio cultural que a produção do evento mantém com o país desde 2006, a exposição teve 20 obras de Amaury Menezes e G. Fogaçalevadas para a capital chilena. Em Goiânia, a mostra terá quatro telas a mais. Da Capital do Estado, Roteiros segue para Venezuela, Bélgica e outros países. 
Para o curador, os artistas têm em comum o fato de viverem na mesma cidade e de fazerem dela o material de suas telas. “Embora a base temática seja a mesma, os resultados são díspares, opostos, desritmados e assimétricos”.
PX ainda acrescenta que as obras falam por si: “Não é preciso de guia algum para percebemos o abismo entre elas. Abismo entre o lúdico e o caos. Entre o lazer e o trabalho. Entre o idílico e a realidade. Entre a natureza e o asfalto. O sussurro e o grito. A harmonia e o ruído. A estridência e a paz”.
O projeto tem apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. O período de visitação pública terá início no dia 21 de setembro e se estenderá até 6 de novembro, sempre com entrada franca. O MAG desenvolve atividades educativas voltadas para grupos. Escolas, entidades e outras organizações podem agendar visitas pelos telefones (62) 3524-1196 e 3524-1189.
José Amaury de Menezes nasceu em 25 de julho de 1930, em Luziânia, Goiás. Cursou a Escola Goiana de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Em 1990, recebeu o Prêmio Lucien Martial Salon, concedido pela Societé Internationale des Beaux Arts (Paris, França). Gerson Fogaça nasceu na Cidade de Goiás, em 1967. Participou de exposições individuais e coletivas no Chile, na Bolívia, na Venezuela, na Argentina, em Cuba, na Espanha e na Alemanha, além de Goiânia, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil.
 
 
SERVIÇO:
Exposição ‘Roteiros’
Abertura: Hoje (20) às 20h
Visitação: De 21 de setembro a 6 de novembro de 2016
Horários de visitação: De terça a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h; sábados, domingos e feriados das 10h às 16h
Onde: Museu de Arte de Goiânia – Sala Reinaldo Barbalho (Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis, Setor Oeste – Goiânia)
Agendamento de grupos: (62) 3524-1196 e 3524-1189
Entrada franca 

Veja Também