‘Athleisure’ é nova sensação da moda

Pensada para atender o público que quer aliar conforto e estilo, tendência estampa vitrines e ganha cada vez mais as ruas de Goiânia, saindo do universo exclusivo das academias

Postado em: 01-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Athleisure’ é nova  sensação da moda
Pensada para atender o público que quer aliar conforto e estilo, tendência estampa vitrines e ganha cada vez mais as ruas de Goiânia, saindo do universo exclusivo das academias

O look legging e camiseta não é novidade, e proporciona versatilidade e casualidade ao visual. Contudo um recente movimento na moda tem glamourizado esse estilo,  mais despojado, chamado de athleisure, uma combinação das palavras athletic e leisure, que, em inglês, significa “atleta” e “lazer”. A tendência consiste na criação de peças que podem ser usadas tanto para a prática de exercícios e esporte (a conhecida activewear) como para o dia a dia, ou seja, uma combinação que une conforto e estilo.
O sucesso da athleisure se dá exatamente pela funcionalidade proporcionada. As roupas são confortáveis e estilosas, o que permite tanto a prática de exercícios como o desempenho de atividades do cotidiano, inclusive para o ambiente de trabalho. O estilo ganhou força em ruas, baladas e ambientes sofisticadamente descolados, nas principais metrópoles da moda, como Nova York, Paris e Barcelona, e chegou com tudo ao Brasil, onde encontrou o ambiente perfeito: o clima tropical. Em Goiânia, mostra-se uma ótima pedida, especialmente para as goianas, que não abrem mão de estar em forma e não saem de casa sem estarem produzidas.
A empresária Suely Martins Lopes, que há oito anos está no mercado da moda fitness casual, percebe que a aceitação desse tipo de roupa só cresce. “Nossos produtos são vendidos para vários Estados, do infantil ao adulto. Hoje, vejo uma aceitação muito maior do público; as pessoas estão usando roupas que, antes, eram apenas moda de academia em todos os lugares. Assim, não ficamos tão restritos e, consecutivamente, estamos vendendo mais”, comenta a proprietária da DLS, no Shopping Estação Goiânia.
A athleisure tem peças feitas com tecidos tecnológicos, com proteção solar, absorção de calor e tactel resistente à chuva – dentre outros. A tendência também traz modelos trabalhados com tecidos metalizados e brilho, transparências e recortes, usando estampas e cores fortes como o verde limão, o rosa pink e o berinjela. Nas peças, além leggings, há shorts de moletom, maxicamisetas, polainas, meias de cano longo e mochilas, tudo pensado na funcionalidade. Outro atrativo da tendência é a acessibilidade, pois são peças com um custo mais acessível, o que ajuda na hora de montar diversos looks.

Dica de estilo
Entretanto a tendência pede equilíbrio para que ninguém apareça com cara de que acabou de sair da academia por se tratarem de peças esportivas. A personal stylist Adriana Galhardo aconselha: “É interessante usar peças com modelagens de academia, mas que tenham tecidos e texturas diferentes, por exemplo, uma legging, mas que seja de couro, uma jaqueta bomber, mas que tenha um tecido de seda ou brilhante. Aconselho fazer um hi-low, mesclando as peças esportivas com outras de alfaiataria. Uma peça vibrante, de cor neon, pode ser combinada a outras peças neutras; vestido mais estruturado com tênis”, explica. Adriana ressalta que, para o ambiente profissional, o estilo só cabe em profissões informais, ainda assim evitando modelagens muito justas, barriga de fora e transparências.

‘Athleisure’ nas passarelas
Reflexo de que a athleisure veio para ficar é que inúmeras grifes nacionais e internacionais estão investindo nesse segmento. Marcas esportivas estão fabricando produtos mais versáteis e atraentes, como é o caso da Puma, que desenvolveu coleção com a cantora Rihanna; da Nike, que celebrou a Olimpíada com criações do estilista da Givenchy, Riccardo Tisci; e da Adidas, que apresentou coleções sofisticadas com Yohji Yamamoto e Stella McCartney. No Brasil, a Animale acabou de lançar a linha Move.
 

Veja Também