Alimentação leve e saudável fora de casa

Nada de fast-food: é possível se sentir saciado com opções saudáveis na hora de montar seu prato

Postado em: 20-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Alimentação leve  e saudável fora de casa
Nada de fast-food: é possível se sentir saciado com opções saudáveis na hora de montar seu prato

Por Juliana Schneider especial para O Hoje

Alimentar-se fora de casa tem sido um hábito cada vez mais comum entre os brasileiros. Segundo dados do IBGE, cada pessoa gasta 25% da renda mensal com refeições fora do lar. Seja por falta de tempo ou preferência, uma coisa é certa: não é fácil manter o equilíbrio e saudabilidade entre as refeições quando a maioria delas são realizadas na rua. Isso sem mencionar o risco de contaminação.

Ainda que não seja fácil, com algumas estratégias simples é possível eliminar de vez aquela culpa por comer fora. Uma alternativa, aparentemente óbvia, é preparar marmitas para a semana e comer fora sua própria comida. Mas no caso de quem não tem tempo nem para isso, o jeito é se virar nos restaurantes e afins. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que deseja uma alimentação mais leve e saudável, sem abrir mão do sabor e da nutrição. Confira:

Continua após a publicidade

Café da manhã nutritivo – Um açaí ou uma vitamina acompanhada por um sanduíche natural preparado com pão integral e ingredientes frescos é uma excelente combinação para essa refeição. Assim é possível começar o dia sem abusar de alimentos industrializados, mesmo estando fora de casa e é garantia de uma manhã mais energética.

Almoço leve com menos carboidrato – uma maneira de fugir das tentações dos self-services ou dos pratos à ‘la carte’ que, muitas vezes, pecam pela falta de equilíbrio e excesso de carboidrato, é escolher redes de fast food saudáveis – desde que haja a opção de montar sua própria refeição. No verão, nada melhor do que uma salada, com seus ingredientes preferidos, acompanhada por uma opção de carne magra. Assim, você pode ter um almoço balanceado e saboroso.

Sobremesas não são proibidas – se você não resiste a um docinho depois das refeições, não se preocupe, sobremesas também são permitidas em uma alimentação focada na saúde. Basta que você substitua as opções ricas em gorduras saturadas e açúcares por outras mais naturais. Exemplo disso são as saladas de frutas tradicionais ou da época. O frozen yogurt também é uma opção. Ele possui 0% de gordura e pode ser combinado com frutas, granola, mel e até um pouquinho de leite condensado ou leite ninho, se você tiver com crédito na dieta!

Mais líquido entre as refeições – você pode até considerar essa dica bem batida, mas, sem dúvida, ela é o grande segredo para uma dieta saudável e balanceada. Além disso, apesar de todo mundo saber, na realidade dos fatos, poucas pessoas ingerem diariamente a quantidade de líquidos recomendada. Isso acontece porque nem todo mundo é fã incondicional de água na sua forma mais pura. Se esse é o seu caso, uma boa forma de se manter sempre hidratado é aumentando a versatilidade da sua dieta líquida, incluindo na sua rotina, por exemplo, sucos naturais variados, smoothies e água de coco.  

Tenha petiscos saudáveis sempre em mãos – por fim, para o caso de bater uma fominha no meio do dia, uma boa ideia é manter sempre em mãos petiscos saudáveis e funcionais. Os chips de batata doce são uma ótima ideia. Com apenas 77 calorias em cada 100 gramas, esse carboidrato do bem, além de ser gostoso, é um grande aliado de quem quer manter uma rotina alimentar mais saudável.

A dica geral é que, mesmo fora de casa, se mantenha o equilíbrio na dieta. Para isso, é importante priorizar redes que tenham foco na utilização de produtos mais leves, naturais e frescos. O período de altas temperaturas, por causa do verão, é uma época mais que necessária para o começo da reeducação alimentar fora do lar. (Juliana Schnider é nuticionista) 

 

Veja Também