MAG recebe exposição de Marilda Passos

Mostra, que será aberta hoje na Capital, reúne obras dos 25 anos de carreira da artista plástica goianiense

Postado em: 17-05-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: MAG recebe exposição de Marilda Passos
Mostra, que será aberta hoje na Capital, reúne obras dos 25 anos de carreira da artista plástica goianiense

OMuseu de Arte de Goiânia (MAG), unidade da Secretaria Municipal de Cultura, recebe de 17 de maio a 16 de julho a exposição Oscilações entre o Real e o Infinito, da artista plástica Marilda Passos. O vernissage da mostra, que tem curadoria de Miguel Jorge, é nesta terça-feira (16) às 19h.

A exposição – com mais de 100 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, técnicas mistas sobre papel e fotografias – é uma retrospectiva dos 25 anos de carreira da artista plástica goianiense e sucede as mostras de Sandro Torres e de Marcelo Solá no MAG. O catálogo da exposição inclui ainda um texto analítico da obra de Marilda assinado pelo crítico de arte José Neistein, de Washington, EUA, que dirigiu o Brazilian American Cultural Institute, na capital estadunidense, durante mais de três décadas.

Diplomada em Direito pela Universidade Católica de Goiás, Marilda Passos abandonou a advocacia na área trabalhista para estudar Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás, pela qual se diplomou em 1993. Começou a mostrar seu trabalho ainda aluna da FAV. Participou, deste então, de numerosos salões de arte, dentre eles, do Salão de Arte de Osasco, SP, no qual obteve Prêmio Aquisição e Grande Medalha de Ouro (1990), e do 43º Salão de Arte Contemporânea de Santo André Luiz Sacilotto (2015). Participou ainda de outras exposições coletivas, dentre elas, a III Bienal de Arte de Goiás (1993), no  Museu de Arte Contemporânea (MAC), no qual voltou a expor em 1997, 2000 e 2005.

Continua após a publicidade

No Museu de Arte de Goiânia, suas obras integraram diversas mostras, entre as quais, 7 Vezes Cidade, em 2011, realizada posteriormente na Galeria Vitrine da Caixa Cultural de São Paulo, na unidade da Avenida Paulista.

Segundo Miguel Jorge, curador da mostra, Marilda Passos, que reside e trabalha em Goiânia e São Paulo, “em sua multiplicidade de formas, de abstrações, de buscas, de achados, move-se de modo orientado em meio aos ruídos de São Paulo, dentro da medida certa, com organizada maturidade. A artista, cada vez mais exigente, retorna frequentemente ao limiar perceptivo do tradicional e do moderno sem abdicar-se de limpeza, clareza de pontuações de linhas, dos instrumentos matemáticos ou arquitetônicos existentes em formação de seus trabalhos, que a conduziram a ser o que é”.

Referindo-se às suas fotografias, que passaram recentemente pelo crivo dos críticos Angélica de Moraes e Cauê Alves no Salão de Arte Contemporânea de Santo André, afirma o curador: “A artista começa por fotografar edifícios em construção para, daí, apurar com sensibilidade a situação de cada uma delas, os blocos de concreto, as pacas de vidro, os guindastes, as sombras, o próprio azul do céu recortado geometricamente criam uma poderosa poética, a poética da construção já mencionada pelo concretista Haroldo de Campos. Trabalho que requer pesquisa, informação, paciência, interferências e as imprescindíveis exigências de abertura que conduzem para o enriquecimento de sua arte”.

SERVIÇO

Exposição ‘Marilda Passos – Oscilações Entre o Real e o Infinito’

Abertura: 16 de maio às 19h

Visitação: de 17 de maio a 16 de julho

Onde: Museu de Arte de Goiânia (MAG) (Rua 1, n° 605, Bosque dos Buritis, Setor Oeste)

Horários: de terça a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h; sábados, domingos e feriados das 8h às 18h

Entrada franca

Mais informações: (62) 3524-1789

 

Veja Também