Governo abre edital para artesãos goianos interessados em expor no Salão de Artesanato Raízes Brasileiras

Postado em: 16-09-2021 às 17h04
Por: Giovana Andrade
Processo seletivo levará seis artesãos individuais e duas entidades representativas para o evento, que acontece em Brasília de 27 a 31 de outubro; propostas podem ser enviadas até 27 de setembro. | Foto: Reprodução

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, abriu o edital para seleção para artesãos goianos que queiram expor seus trabalhos na 14ª edição do Salão de Artesanato Raízes Brasileiras, que será realizada em Brasília, de 27 a 31 de outubro. Os interessados devem se inscrever até o dia 27 de setembro. As propostas serão avaliadas pela gerência de Artesanato da Retomada.

Pelo edital, seis artesãos goianos individuais e duas entidades representativas terão direito a expor seu trabalho no estande no evento. Os selecionados deverão arcar com as próprias despesas de passagens, traslado e alimentação durante todo o evento.

Os pré-requisitos do edital exigem o artesão individual interessado em participar seja maior de 18 anos, esteja cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), com Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade, seja residente no Estado de Goiás há pelo menos 1 ano, não tenha participado de outras feiras em 2021 e não tenha adquirido estande no evento por conta própria.

Já entidades representativas (associações, cooperativas, etc.) devem apresentar comprovante de cadastro da entidade no Sicab ou no Estado, cartão do CNPJ (disponível aqui), relação dos artesãos que serão beneficiados, que deverão estar com suas respectivas carteiras dentro do prazo de validade, fotos das peças de artesanato que pretendem comercializar, em um único arquivo de imagem no formato PDF, e comprovante de endereço da sede da entidade (dos últimos três meses).

Para fazer a inscrição, é necessário preencher este formulário e enviar os seguintes documentos para o e-mail [email protected]:

Artesão individual:

  • Foto da carteira de artesão do Programa do Artesanato Brasileiro válida;
  • Fotos das peças de artesanato que pretende comercializar em um único arquivo de imagem em formato PDF;
  • Comprovante de residência recente (dos últimos três meses).

Entidades representativas (associações, cooperativas, dentre outros):

  • Comprovante de cadastro da entidade no Cicab ou no Estado.
  • Cartão do CNPJ (disponível em https:// servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/ cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp);
  • Fotos das peças de artesanato que pretendem comercializar em um único arquivo de imagem em formato PDF;
  • Comprovante de endereço.

O e-mail com os documentos anexados é parte fundamental da inscrição e deve ser enviado até o dia 27 de setembro com o assunto 14º Salão do Artesanato – Edital: 001/2021. Já no corpo do e-mail deve ser informado o nome completo do interessado ou da entidade representativa.

Salão do Artesanato

O Salão de Artesanato Raízes Brasileiras faz parte do conjunto de feiras nacionais do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que tem como objetivo colaborar na estruturação da Cadeia Produtiva do Artesanato, estimulando a valorização de produções e artistas, de Goiás e de outros estados. A iniciativa é apoiada pelo Sistema do Artesanato de Goiás (SAG), criado pela Secretaria da Retomada para realizar ações de mapeamento, reconhecimento, estímulo e fomento da prática artesanal no Estado.

Compartilhe: