CCON e MAC recebem ações sociais no mês do Idoso e da Criança

A intenção é que o resultado do trabalho se torne uma instalação itinerante e seja levada para outros pontos da capital

Postado em: 18-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: CCON e MAC recebem ações sociais no mês do Idoso e da Criança
A intenção é que o resultado do trabalho se torne uma instalação itinerante e seja levada para outros pontos da capital

Outubro é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Idoso e o Dia da Criança. Para celebrar as duas datas, o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) e o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) terão ações sociais especiais entre  18 e 31/10. Uma delas é a exposição fotográfica Velha Infância, aberta ao público no 2º do andar do prédio administrativo do CCON a partir de hoje (18), com entrada franca.

Velha Infância é o resultado de um ensaio que levou idosos do Grupo Harmonia, de Goiânia, a reviver cenas, brincadeiras e sensações ligadas à infância. São cerca de 30 imagens das fotógrafas Elyany Silva e Gislaine Gonzaga, acompanhadas de poemas da escritora Alice Xavier, que evocam momentos de singeleza, amor, alegria e harmonia. 

O projeto foi idealizado por Elyany Silva (Núcleo Astúcia), especialista em fotos de família, pela BTTL Marketing e pela enfermeira e fotógrafa Gislaine Gonzaga. Gislaine ganhou destaque na imprensa nacional há alguns meses por outro projeto, o FotográVIDA, que retratava gestantes de baixa renda atendidas pelo Programa Saúde da Família do Jardim Guanabara I, em Goiânia.

Continua após a publicidade

Visita especial

A exposição foi lançada, na terça-feira (17), em coquetel para convidados. A partir de hoje, a mostra ficará aberta à visitação pública e receberá, logo pela manhã, um grupo de aproximadamente 60 idosos. A ação, em parceria com a Associação de Idosos do Brasil (AIB), engloba outras atividades e começará, às 9h, com café da manhã.

Além de conferir a mostra Velha Infância, os participantes ganharão kits de maquiagem e poderão posar para fotos em estúdio móvel instalado no local. Os registros serão impressos e entregues aos ‘modelos’ na hora.

Em seguida, o grupo visitará a exposição Contrarquitetura, atualmente em cartaz no salão principal do MAC, e participará de uma oficina com a equipe de Ação Educativa do Museu. A intenção é que o resultado do trabalho se torne uma instalação itinerante e seja levada para outros pontos da capital.

“Esta ação, que batizamos de Ver o Museu na Melhor Idade, é o começo de uma parceria que pretendemos estender a toda a comunidade. Queremos sistematizar o projeto para que os idosos tenham cada vez mais contato com a arte, especialmente a arte contemporânea”, afirma a diretora do MAC, Márcia Pires.

O projeto tem apoio institucional do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), do Governo de Goiás e de empresas privadas.

SERVIÇO

Exposição ‘Velha Infância’

Visitação: de 18 a 31 de outubro de 2017 (segunda a sexta-feira das 9h às 17h)

Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) – 2º piso do prédio administrativo

Entrada franca

Mais informações: (62) 3201-4923

Facebook: https://www.facebook.com/events/1965678950315100/ 

Veja Também