Museu da Imagem e do Som inaugura duas exposições nesta sexta-feira

Simultaneamente será lançado documentário sobre os fotógrafos lambe-lambe de Goiânia

Postado em: 04-08-2022 às 07h59
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Museu da Imagem e do Som inaugura duas exposições nesta sexta-feira
Sobre o véu da guerrilha - Mariana Capeletti | Foto: Divulgação/Secult

O Museu da Imagem e do Som (MIS), em parceria com a WA Imagem e Produção Cultural, inaugura na próxima sexta-feira (05/08), às 19 horas, as exposições “Luiz Pucci: É favor me olhar com cuidado” e “Mulheres: Identidade e resistência”.

As mostras estão dentro do projeto “O MIS é nosso”, uma ocupação cultural com o objetivo de democratizar a arte fotográfica, ampliando o acesso aos bens culturais do museu na sua pluralidade, criando novos olhares e releituras, contribuindo para o maior uso do espaço museológico pela comunidade.

Através dos recursos audiovisuais, a ocupação vai fomentar o acesso e a difusão de seu acervo. A ideia é gerar reflexões sobre a produção artística fotográfica goiana e brasileira, por meio de exposições, vivências fotográficas, oficinas, rodas de conversa e visitas mediadas de forma online e presenciais.

Continua após a publicidade

A exposição “Luiz Pucci: É favor me olhar com cuidado”, com fotografias do acervo MIS, tem curadoria de Samuel de Jesus, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Já a exposição “Mulheres: Identidade e resistência”, traz leitura dos artistas visuais Cris Bierrenbach, Cecília Araújo e Mariana Capeletti, que pesquisam temas voltados às questões da imagem da mulher na sociedade brasileira, através da linguagem fotográfica. A curadoria é da professora Déborah Borges e do produtor cultural Wagner Araújo.

A minha existência é resistência – Cecília Araújo | Foto: Divulgação/Secult

Além das exposições, será realizado também o lançamento de documentário sobre os fotógrafos lambe-lambe de Goiânia, juntamente com um catálogo a respeito do tema. Ambos são resultados da pesquisa coordenada por Ana Rita Vidica, professora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG.

Leia também: Vila Cultural Cora Coralina recebe exposição Lambes Brasil, com trabalhos locais e nacionais

O projeto foi contemplado pelo edital de ocupação de museus e galerias de arte do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, edição 02/2017, e é realizado pela WA Imagem Fotografia e Produção Cultural, em uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Serviço

Assunto: Projeto O MIS é nosso: Exposições “Luiz Pucci: É favor me olhar com cuidado” e “Mulher: Identidade e resistência”.
Quando: Sexta-feira (05/08), às 19h/ Visitação: 08/08 a 30/09, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h
Onde: Museu da Imagem e do Som de Goiás, Salas Belkiss Spenzieri e Alois Feichtenberger – Praça Cívica, nº2, Centro Cultural Marietta Telles Machado, Centro, Goiânia (GO).

Veja Também