Nasa divulga pela primeira vez imagens de Marte capturadas pelo James Webb

Segundo a Nasa, as imagens fornecem uma "perspectiva única" do planeta vermelho

Postado em: 19-09-2022 às 17h18
Por: Ana Bárbara Quêtto
Imagem Ilustrando a Notícia: Nasa divulga pela primeira vez imagens de Marte capturadas pelo James Webb
Segundo a Nasa, as imagens fornecem uma "perspectiva única" do planeta vermelho | Foto: NASA/ESA/CSA/STScI and Mars JWST/GTO team

O telescópio espacial internacional, James Webb, divulgou pela primeira vez as imagens e dados científicos de Marte, nesta segunda-feira (19/9). Registradas no dia 5 de setembro, as fotos foram divulgadas pela Nasa e pela ESA – agências espaciais dos Estados Unidos e da Europa – após passarem um processo de análise e decodificação.

Segundo a Nasa, as imagens fornecem uma “perspectiva única” do planeta vermelho, se diferindo de outros registros impressionantes capturados pelo supertelescópio. Isso é possível pela localização do planeta.

Marte é encontrado relativamente próximo da Terra, com um dos corpos celestes mais brilhantes do céu noturno em termos de luz visível ao olho humano, e luz infravermelha, que o Webb também detecta. 

Continua após a publicidade

“O Webb foi construído para detectar luz fraca de galáxias distantes, mas Marte é extremamente brilhante! Por isso, técnicas especiais foram usadas para evitar que o Webb fosse inundado com luz”, afirmou a Nasa.

Leia também: Gentilli relembra denúncia de injúria racial contra Luisa Sonza e diz que cantora é protegida por “influenciadores justiceiros”

Veja:

Foto: NASA/ESA/CSA/STScI and Mars JWST/GTO team

De acordo com a agência, as fotografias capturadas pelo supertelescópio mostram uma região do hemisfério oriental de Marte. À direita é possível ver um mapa de emissão térmica do planeta, isto é, a luz que é emitida à medida que Marte perde seu calor, o que ocorre facilmente, já que a atmosfera do planeta vermelho é fina.

Já a imagem da esquerda mostra os anéis da Cratera Huygens, estrutura de 450 km de diâmetro, a rocha vulcânica de Syrtis Major, uma das regiões mais escuras de Marte, e o brilho da Bacia de Hellas, uma das maiores crateras de impacto do sistema solar.

Astrônomos ainda irão analisar características de Marte coletadas pelo Webb, para interpretar informações adicionais sobre a sua superfície e a atmosfera, conforme a Nasa. Em seguida, cientistas usarão essas fotografias para explorar distinções regionais em todo o planeta e, assim, procurar gases na atmosfera, incluindo metano e cloreto de hidrogênio.

Leia também: Jade Picon é criticada na internet após dizer que não usa roupas repetidas

Veja Também