A vida, o lírico e a música

Com influência do Hip Hop dos anos 90, Róisín Murphy lança 'Fader', faixa de seu novo álbum 'Hit Parade'

Postado em: 18-07-2023 às 08h00
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: A vida, o lírico e a música
Com Hit Parade, Murphy continua sua carreira de 30 anos em constante evolução | Foto: Divulgação

Róisín Murphy retornou com um novo single, ‘Fader’, a terceira peça do quebra-cabeça de seu aguardado álbum Hit Parade, produzido em colaboração com DJ Koze. Programado para lançamento via Ninja Tune, o álbum de 13 canções eloquentemente desfoca o gênero e ultrapassa os limites sonoros com uma reprodução vívida e cativante. ‘Fader’ é acompanhado por um vídeo auto-dirigido filmado na cidade natal de Murphy, Arklow, na Irlanda.

Apresentado em preto e branco, com claras influências dos vídeos clássicos de Hip-Hop dos anos 90, e também conceituado por Murphy, que continua a assinar direção criativa para todos os seus projetos, o vídeo de ‘Fader’ conta com a ajuda de 150 moradores de Arklow, que fechou as estradas da cidade natal de Murphy para recriar um desfile de rua cheio de entusiasmo e vida. Cruzando uma trupe de dançarinos irlandeses, guias, escoteiros e uma banda completa, a visão criativa de Murphy ganha vida. Tendo crescido na cidade e saindo muito jovem para viajar pelo mundo, é difícil não se deixar absorver pela jornada de unificação de Murphy, destacando as pessoas incríveis de Arklow.

Murphy investiga as inspirações e o processo em suas próprias palavras: “Essa ideia veio, em parte, como uma reação à criação de imagens tão surreais para a arte do álbum e, em parte, como resposta à própria música. Eu senti que precisava de um espaço totalmente autêntico para ‘Fader’. A música é sobre vida, morte e música, então voltei para o lugar onde tudo começou para mim. Tal como acontece com a música, há uma forte influência do Hip-Hop no vídeo. Tinha que soar real e, portanto, minha cidade natal, Arklow, foi a única escolha”. 

Continua após a publicidade

‘Fader’ praticamente transporta o ouvinte para outro plano existencial do som. O constante movimento e balanço da percussão ressoa sob o lirismo presente de Murphy: “foi para encontrar meu criador, quando eu estiver bem pronta”. DJ Koze implementa uma instrumentação lúcida e efeitos vocais distorcidos ao longo da faixa com grande efeito, proporcionando um cenário encantador para a alegria existencial de Murphy prosperar.

O single segue ‘The Universe’, ‘CooCool’ e um lançamento limitado ‘Can’t Replicate 12′ Edit’, que iluminou as pistas de dança no início do ano, recebendo elogios de nomes como Daniel Avery, Peggy Gou, Jamie xx e muitos mais. ‘Can’t Replicate’ também foi usada como trilha sonora do desfile Chanel AW23 durante a Paris Fashion Week em março.

Com Hit Parade, Murphy continua sua carreira de 30 anos em constante evolução, olhando para o futuro e unindo forças com DJ Koze para evocar músicas maravilhosas que transbordam de vida e imaginação. Um disco hipermoderno que está a um mundo de distância do sucesso comercial e de crítica de Róisín Machine, de 2020. Consolida ainda mais Murphy como uma artista única em um pico criativo, um espírito constantemente inquisitivo e inquieta sem igual.

Murphy detalha a visão criativa por trás do Hit Parade. “Cerca de cinco meses atrás, comecei a ver estranhas aparições se materializando na internet, milhares de imagens geradas por IA. Fiquei fascinada e o trabalho da artista Beth Fey me atraiu particularmente. Há uma sinestesia e vibração ASMR na música de Hit Parade que também está presente no trabalho de IA de Beth. É estranhamente tocável, estranhamente tentador… Decidi não pular para a IA, havia muitas possibilidades e pouco controle. Em vez disso, usando trabalhos pré-existentes cuidadosamente selecionados, prontos para vestir, decidi por eles. Isso foi conseguido combinando as imagens com fotografias minhas muito específicas. Fui fotografada exatamente nas mesmas posições que os personagens de Beth, exatamente na mesma luz, e combinamos as imagens usando uma combinação de Photoshop e diferentes aplicativos de IA.”

Continuamente inovando tanto no disco quanto no palco, a capacidade de Róisín Murphy de ser uma artista em constante evolução é um espetáculo à parte. De eventos de quarentena transmitidos ao vivo a aparições em Glastonbury West Holts Stage, Homobloc, Brixton Academy, Coachella e Primavera Sound, Murphy consistentemente prova ser uma artista emocionante e imperdível em todos os sentidos da palavra. Este verão consolida ainda mais a reputação de Murphy ao vivo, com uma programação de festivais que já inclui Melt Festival, Secret Garden Party, Mighty Hoopla, We Out Here, Corona Capital Guadalajara, Primavera Sounds e muito mais.

Veja Também