‘Cedo ou tarde’: uma era da música

A banda NX Zero se reúne e chega à Goiânia para matar a saudade de um público fiel que ansiava por vê-los em cima dos palcos novamente

Postado em: 22-07-2023 às 10h00
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Cedo ou tarde’: uma era da música
Relembrar essa história não é exclusividade apenas dos fãs, este também é o clima que norteia os músicos que se uniram ainda muito jovens | Foto: Reprodução

Relembrar faz bem! E este sábado (22) é dia de reviver momentos nostálgicos ao lado de uma das bandas que mais embalaram a adolescência dos anos 2000. Sim, NX Zero está de volta e passa por Goiânia. Um marco na história da música nacional, a epidemia que os músicos causaram no auge da carreira também virou referência da cultura pop. Já que são símbolos da era emo e de como os jovens da época se comportavam. Aos fãs, o encontro está marcado para acontecer no Goiânia Arena, com portões abertos às 20h.

Falar de NX Zero é coisa delicada, porque a legião de fãs é gigante e protetora. Mas fiquem calmos que a notícia é boa. Após seis anos de pausa, eles estão de volta para matar a saudade dos fãs fieis. Di Ferrero, Gee Rocha, Filipe, Conrado Grandino e Daniel Weksler se reúnem para celebrar uma história de sucesso e que acumula diversos hits, que são apresentados na turnê ‘Cedo ou Tarde’. Ao todo, são 27 apresentações e eles revelam que prepararam um verdadeiro espetáculo, como sempre sonharam.

Relembrar essa história não é exclusividade apenas dos fãs. Este também é o clima que norteia os músicos. “Quando entrei no primeiro ensaio, relembrei toda nossa história e já imaginei como vai ser essa tour. A gente está muito muito empolgado, ficamos nos olhando, lembrando, parece que foi ontem que a gente deu uma pausa. Estou sentindo que este é um dos momentos mais incríveis das nossas vidas. Depois de várias histórias que cada um viveu nesse tempo, vamos trazer essa bagagem pra essa tour, não vejo a hora de tocar”, contou o vocalista Di Ferrero.

Continua após a publicidade

Quando deram uma pausa, cada um foi para o seu canto e a justificativa foi que as vontades individuais superaram as do grupo. O que é compreensível, já que eles começaram a carreira muito novos e seguiram por quase 16 anos ininterruptos com turnê e disco. Neste período sabático, Di apostou na carreira solo, Caco abriu uma empresa de distribuição de música, Fi abriu um bar em São Paulo, Gee ficou na produção musical e Daniel viajou como baterista em turnês da Pitty e de Nano Reis, além de ter lançado músicas em carreira solo.

Com mais de duas décadas de carreira, o grupo pôde ver seu público crescer, não apenas em número de pessoas. Muitos dos fãs eram adolescentes quando começaram a acompanhar a banda e hoje já são adultos. E a expectativa é estes e os novos fãs, aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ir a uma apresentação, se encontrem na plateia. Assim como os fãs, eles também estão crescidos e as mudanças ao se aproximarem dos 40 anos são nítidas, uma maturidade que é vista também nos palcos.

A banda NX Zero chega à Goiânia para matar a saudade de um público fiel que ansiava por vê-los em cima dos palcos novamente. O baixista Conrado Grandino destaca que “vale muito a pena estar de volta com todos juntos, na mesma sintonia e energia”. Daniel Weksler e Filipe Ricardo, baterista e guitarrista, respectivamente, descreveram a emoção de celebrar a história da banda ao lado de pessoas queridas e o quão especial é a trajetória do grupo. E que história meus amigos, muitos feitos fazem parte desta trajetória.

A epidemia NX Zero

A origem do NX Zero é pouco conhecida, mas a banda é um verdadeiro sucesso no mundo da música, principalmente entre os fãs de pop rock. Em sua história, a banda teve vários integrantes, lançou várias músicas de sucesso e ganharam diversos prêmios. O grupo foi criado em 2001, pelo vocalista e guitarrista Yuri Nishida. A banda começou bem pequena, com apenas três membros. Inicialmente se chamavam NX Zero Granada. O vocalista Diego Ferrero fez uma tatuagem em forma de granada em suas costas, para homenagear o início da banda.

Com o passar do tempo, a banda foi criando várias composições e atraindo a atenção dos grandes empresários do mundo da música. Mas até então a banda ainda era desconhecida, e as rádios ainda tinham pouco interesse no estilo musical da banda. O primeiro show lotado foi no Hangar 110, no mesmo dia em que Gee, guitarrista e compositor, fazia aniversário. Após o lançamento do clipe ‘Apenas um Olhar’, que foi produzido de uma forma totalmente caseira, o eles alcançaram o primeiro lugar em audiência no programa ‘Disk MTV’. 

Após esse feito, Rick Bonadio assistiu um show da banda e uma semana depois foram contratados pela Universal/Arsenal Music. O primeiro single, ‘Além de Mim’, do CD homônimo, fez um enorme sucesso e a banda conseguiu prestígio nacional. A partir disso a banda explodiu no Brasil inteiro e passou a crescer infinitamente, atraindo cada vez mais fãs. O primeiro prêmio veio em 2007 como a melhor banda brasileira na categoria ‘Banda Revelação’ do Prêmio Multishow. 

Desde então nada mais parou a evolução desses músicos e eles são considerados um dos primeiros ‘virais’, antes mesmo de haver internet como vemos hoje. A banda compôs várias músicas, que se tornaram um verdadeiro sucesso no Brasil. Suas letras, geralmente cheias de sentimentos, embalaram uma geração que viveu a era emo e se tornaram uma verdadeira epidemia. Entre os maiores sucessos do NX Zero, estão as músicas: ‘Cedo ou Tarde’, ‘Razões e Emoções’, ‘Onde Estiver’, ‘Ligação’, ‘Daqui Pra Frente’, entre muitas outras.

Veja Também