Raiz e essência definem

Para resgatar a história do sertanejo, Lauana Prado gravou a segunda edição do ‘Raiz’ em Goiânia, com participações lendárias

Postado em: 25-07-2023 às 08h00
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Raiz e essência definem
Milionário, ícone da música sertaneja, cantou os clássicos de sua dupla no palco do ‘Raiz’ | Foto: Divulgação

Se conectar com sua essência torna-se necessário no bombardeio de informações que nos atinge hoje. E como trazer suas raízes à tona de forma profunda e sensível? Com um projeto cheio de significado e participações que tragam consigo a história de um País. Foi com esse pensamento que a cantora Lauana Prado gravou a segunda edição do ‘Raiz’, em Goiânia. Como ela mesmo declarou ao Essência, cada detalhe apresentado foi feito para que o público tenha acesso ao que ela é e ao que acredita no sertanejo.

Podemos defini-la como uma cantora de qualidade, com uma voz potente e marcante, feeling para um bom repertório, dentre muitas outras coisas. Mas nesta nova experiência, Lauana Prado ultrapassa algumas barreiras, homenageando célebres nomes da música sertaneja. Nesse caminho de exaltar onde tudo começou, ela alcança novos patamares e se aproxima dos seus fãs. Ainda não entendeu do que estou falando? Te explico. Ela escolheu Goiânia para lançar a festa ‘Raiz’ na Arena Multiplace.

Na ocasião, a cantora gravou o audiovisual de mesmo nome, ‘Raiz’, com as participações especiais de Milionário, Fred e Fabrício, Guilherme e Santiago, Juan Marcus e Vinicius, as Cristinas e o DJ Chris no Beat. O repertório, que combina muito modão sertanejo, desde os mais românticos aos dançantes, inclui também músicas de Caetano, Alcione e Cássia Eller, entre outros, em roupagem sertaneja. Sempre com um tempero muito particular, que Lauana soube equilibrar da melhor maneira, resultando em pot-pourris que prometem chamar a atenção.

Continua após a publicidade

Pouco antes de subir ao palco ela garantiu que os fãs iriam se surpreender e conhecer um pouco mais de sua história através de todas as suas escolhas. “Quem me conhece sabe o quanto sou comprometida e o quanto me envolvo. Tudo que é visto naquele palco, cada detalhe, teve minha contribuição. E isso mostra muito da minha característica como ser humano, gestora da minha própria carreira”, conta Lauana. E como esperado, durante algumas horas, ela embalou o público animado com músicas que fazem parte da história nacional.

A primeira participação, o lendário Milionário, que ao longo de 45 anos dividiu o palco com o José Rico, deixou claro sua admiração pelo projeto de Lauana Prado. “Pra mim é motivo de satisfação estar ao lado de uma menina nova que tem colocado boas ideias em prática no sertanejo”, revela o cantor. Ele ainda se diz muito feliz em ver que as pessoas não esquecem o legado que construiu ao lado de seu parceiro. Nada mais ‘Raiz’ que as músicas ‘Estrada da Vida’, ‘Decida’ e ‘Vontade Dividida’, pontos altos da gravação.

Lauana construiu um repertório que agregou todas as gerações da música sertaneja. Após uma lenda do sertanejo, Guilherme e Santiago representaram outra fase marcante da música popular brasileira. Para eles, esse resgate da raiz brasileira que o projeto faz é bonito de se ver. “Ela sempre fez muito bem o seu papel, primeiro como compositora e como cantora também”, elogia Santiago. O cantor Guilherme, por sua vez, ressalta a musicalidade da cantora, a amizade e o respeito mútuo que nutrem. Não teriam como ficar de fora dessa.

E quem também não ficou de fora do projeto ‘Raiz’, foi a dupla parceira de Universal Music Juan Marcus e Vinicius. Donos de sucessos como ‘Alguns Defeitos’, ‘Poema Bobo’, ‘Volta Marcada’, e mais, os cantores fizeram os goianos relembrarem a era de ouro do Jorge e Mateus. E não tenham dúvidas de que, quem é goiano do pé rachado sentiu cada acorde com muita emoção. “Escolhemos o repertório um pouco antes de subir do palco. Buscamos nos primórdios de nossa carreira, com a experiência de tocar em barzinhos, nossa raiz de cantar voz e violão”, revelam.

A intenção é essa, volto a dizer, se conectar com sua essência. Para Lauana, mulher, cantora e empresária, este é o momento ideal para celebrar a música sertaneja e apresentar os clássicos às novas gerações. O intuito é abastecer o saudosismo por grandes nomes da música sertaneja e ajuda a manter viva a paixão pelo sertanejo clássico, com interpretações mais atuais, sem perder a originalidade de cada canção. Além de cantar, Lauana Prado também é produtora e arranjadora, reforçando seu compromisso com sua raiz.

“Para mim, uma das missões deste projeto é manter vivo esse amor e essa paixão que temos pela música sertaneja clássica. Fazer com que as gerações se conectem cada vez mais, proporcionar às novas gerações acesso à música, com uma interpretação mais fresh, moderna e com apelo de linguagem na hora de cantar as letras, para que todos se conectem rapidamente”, comenta Lauana. A cantora ainda revelou que essa construção abriu as portas para que ela viva uma nova fase na carreira.

Um capítulo a parte

Agora empresária, Lauana Prado amadrinha a dupla As Cristinas, que também participaram da gravação. Elas, descobertas por uma coincidência no interior de Minas Gerais, se sentem gratas por tudo que tem acontecido em suas vidas. “É tudo uma novidade, mas vindo da realidade que sempre vivemos, é um sonho que achávamos distante. Nos emocionamos muito e tem sido uma experiência incrível”, contam. Elas ainda dizem que muitos projetos para a carreira estão por vir, incluindo a gravação de um DVD com inéditas.

Lauana acredita nas Cristinas, primeira dupla que ela se dedica como empresária, e quer que o Brasil veja a qualidade das cantoras. E não é só nelas que a cantora confia, já que Lauana intimou também a participação do influenciador Lucas Guedes neste projeto. Ele não poupou elogios para a anfitriã e explicou que sua chegada veio de um convite despretensioso. Ele desembarcou em Goiânia para ser host do Glass Studio, onde recebeu os convidados para entrevistas descontraídas enquanto fazia a cobertura do evento.

“Ela me convidou quando foi a meu podcast e achou que eu não viria. Me organizei e vim para Goiânia de surpresa. Ela sempre teve muito carinho por mim, nada mais justo do que retribuir, já que admiro o que ela tem construído”, comentou o influenciador. Ele, que agora faz parte da Talismã Digital, já tem um vínculo com Goiânia por ser amigo de Virginia e Zé Felipe. Ele termina a entrevista ressaltando que tudo gira em torno do amor que nutrem um pelo o outro e o trabalho veio depois.

Veja Também