A profissão de se formar um artista musical na atualidade

Os desafios na vida de um produtor musical

Postado em: 23-02-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: A profissão de se formar um artista musical na atualidade
Os desafios na vida de um produtor musical

SABRINA MOURA*

Willi Baldo é musicoterapeutapela Universidade Federal de Goiás (UFG), atua como arranjador, compositor, sideman e produtor musical há mais de dez anos. Em entrevista a O HOJE, concedida ao repórter Guilherme Melo, Willi explica como funciona a rotina e os desafios de um produtor musical.

Continua após a publicidade

Segundo Willi, o produtor fica no estúdio e sua rotina não é fácil, pois muitas das vezes é necessário virar noites trabalhando devido aos prazos apertados. “Trabalhamos com criatividade. Quando a ideia começa a fluir, tanto na composição quanto na criação de um arranjo, você não pode parar. Às vezes, colocamos um horário para parar, porém, se a criatividade estiver fluindo, é necessário acompanhar”, revela ele. 

Baldo explica que o produtor cria um produto para o mercado musical. “Eu gosto de pensar a produção musical como um tripé de identidade artística, em que é trabalhada a identidade comportamental, visual e musical. Ao juntar os três, você forma um artista”, explica ele. “O visual é o seu jeito de vestir. Quando se pensa na identidade comportamental, ela está relacionada ao jeito de se portar, no caso do Lucas Lucco, ele tem uma identidade de vida saudável. Já a identidade musical é a formação de repertório; o que o artista vai cantar tem que casar com as outras duas, não adianta colocar um cara que não bebe pra cantar uma música que fala sobre isso. Esse processo todo de criar esse produto é a produção musical. Não é só gravar a música no estúdio”, explica Willi.

Na profissão, existem as gravações internas e externas – no caso dos DVDs. “Existem artistas que participam do processo desde o início, por exemplo, desde a criação de repertório até a criação de arranjos. Outros artistas já chegam só para gravar a voz”, esclarece ele sobre as gravações no estúdio. “Nos DVDs, já se trata de um processo mais complicado; envolve uma produção e equipes maiores, envolvendo todo um planejamento”, completa e finaliza ele. 

História

Nascido e criado em Goiânia, a ‘Capital do sertanejo’,  Baldo possui diversos trabalhos realizados com grandes artistas como Cristiano Araújo, Gusttavo Lima, Israel Novaes, Thiago Brava (com o hit Dona Maria) e Lucas Lucco, com o qual obteve indicação ao Grammy Latino pela produção musical do álbum Adivinha, que inclui os sucessos Vai Vendo e Batom Vermelho. Atualmente, Willi Baldo tem se dedicado à produção musical no seu estúdio Pé de Amora Studio, localizado em Goiânia.

Confira a entrevista completa no canal do jornal O HOJE no Youtube.

*Integrante do programa de estágio 

do jornal O HOJE.  

Veja Também