Goiânia 89 anos: veja algumas curiosidades sobre a cidade

O Monumento às Três Raças, que fica na Praça Cívica, foi projetado pela artista plástica Neusa Moraes e simboliza a miscigenação do branco, negro e índio.

Postado em: 20-10-2022 às 17h55
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia 89 anos: veja algumas curiosidades sobre a cidade
O Monumento às Três Raças, que fica na Praça Cívica, foi projetado pela artista plástica Neusa Moraes e simboliza a miscigenação do branco, negro e índio. | Foto: reprodução

No dia 24 de outubro é comemorado o aniversário da nossa querida Goiânia! Só quem já esteve em Goiânia entende o quanto esta cidade é linda, especial e rica. É o lugar de quem ama sertanejo, rock e também música eletrônica. De quem morre de calor, mas não abre mão de uma pamonha quentinha. De quem sai à noite já pensando no pit dog.

Para homenagear os 89 anos de história da capital goiana, separamos algumas curiosidades muito interessantes para você entrar no clima das comemorações.

A escolha do nome

Continua após a publicidade

Você sabia que, em 1933, quando houve votação para decidir o nome da cidade, quase que ela foi batizada de Petrônia? A homenagem seria feita a Pedro Ludovico Teixeira, mas foi barrado e o nome escolhido foi Goiânia, sugerido pelo professor Alfredo de Faria Castro. Já imaginou como seria fôssemos pretronianos?

A origem do nome

A origem do nome vem do Tupi-Guarani, “Goyanna”, e significa “terra de muitas águas”.

A construção da cidade

Em 1933, o governo de Goiás fez um empréstimo de seis mil contos de réis para despesas com a construção de Goiânia.

A fundação de Goiânia é resultado da necessidade de descentralização do poder oligárquico de Goiás.

Você sabia que Goiânia foi planejada para 50 mil habitantes? Segundo o IBGE, hoje em dia, a população é de aproximadamente 1.555.626 pessoas.

Os bairros

O projeto do arquiteto Attílio Corrêa Lima, previa que a capital goiana seria composta pelo Setor Central, Setor Sul, Setor Norte (abaixo da avenida Paranaíba) e pelo Aeroporto.

Os bairros mais populosos de Goiânia são Jardim América, Jardim Novo Mundo, Setor Bueno e Setor Oeste.

Setor Campinas

Você sabia que antes de se tornar um bairro da cidade de Goiânia, Campinas era município do estado de Goiás? O extinto município foi criado em 1810 e, com a construção de Goiânia, agregou-se como bairro.

Setor Central

O projeto de Goiânia foi centrado na construção da Praça Cívica como centro administrativo da capital. Abaixo deste espaço, foram projetadas ruas que se interceptam em forma de triângulo – Avenida Araguaia, Avenida Tocantins e Avenida Paranaíba – que vistas em imagem aérea lembram o desenho de Nossa Senhora Aparecida.

foto: reprodução

Setor Aeroporto

A região abrigou o primeiro aeroporto da cidade, ainda na década de 30. As pistas tinham formato de cruz e ficavam onde hoje é a Praça do Avião.

Feiras

A Feira Hippie tem aproximadamente 30 anos e é a maior feira ao ar livre do Brasil e da América Latina, que reúne mais de 6 mil barracas. Inicialmente, a feira era realmente hippie, onde os simpatizantes do movimento hippie vendiam arte, bijuteria, roupas e acessórios, tudo produzido manualmente. Eles começaram a expor as peças no Mutirama, logo depois migraram para a Praça Universitária, depois para a Praça Cívica, até se fixarem na Praça do Trabalhador.

Você sabia que Goiânia com 122 feiras livres cadastradas Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (SEDETEC)?

Art Déco

Goiânia reúne o maior acervo de Art Déco de todo o Brasil. Ao todo, possui 22 edificações em Art Déco tombadas pelo Instituto Nacional do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). A praça cívica é onde há maior concentração deste estilo arquitetônico. Alguns exemplos são: o Palácio das Esmeraldas, o Museu Zoroastro Artiaga, o Grande Hotel, a Torre do Relógio, o Coreto na Praça Cívica, o Museu Pedro Ludovico Teixeira, o Goiânia Palace Hotel, o Teatro Goiânia e a antiga Estação Ferroviária.

Grande Hotel

O Grande Hotel, localizado na Avenida Goiás, construído em 1936, foi palco de grandes bailes ilustres de carnaval e de encontro de empresários, políticos e da burguesia da cidade até os anos 60, além de ter hospedado diversos hóspedes importantes.

Centro Cultural Martim Cererê

Sabe os teatros dentro do Martim? Eles são antigas caixas d’água. Isso porque o local onde ele foi construído era um estação de água.

Mutirama

A ideia da criação do Mutirama foi concebida por Íris Rezende depois de retornar de uma viagem para a Disney. Em 1969, próximo a estreia do parque, Íris teve seu mandato cassado pela ditadura militar e não esteve presente no momento da abertura.

Os Pit Dogs

Os deliciosos pit dogs de Goiânia são reconhecidos como patrimônio cultural e imaterial da cidade. Quem nunca matou a fome com um dogão depois da festa, hein?

Mercado Central

A criação Mercado Central é anterior à capital. Localizava-se na rua 4, no Setor Central, onde atualmente é o Parthenon Center.

Espetos da 85

Os espetos do Viaduto Latif Sebba apontam para as regiões que mais se desenvolveram em Goiânia – leste, oeste e sul.

Área verde

Segundo levantamento realizado pela Amma, Goiânia é a capital brasileira com o maior número de árvores plantadas em vias públicas do país com cerca de 950 mil árvores. Nossa cidade possui também o maior número de metros quadrados de áreas verdes por habitantes no Brasil, sendo 94 m² por habitante.

Lago das Rosas

O Lago das Rosas foi o primeiro parque construído em Goiânia, que, na época, era um clube, onde as pessoas podiam nadar e saltar do trampolim.

Personalidades goianas

Grandes personalidades nasceram em Goiânia, como o DJ Alok, a atriz Ingrid Guimarães, o escritor Wolf Maya, o cantor Bruno, o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, a banda Boogarins, os ilustradores Douglas e Renato do Bicicleta Sem Freio e o músico e comediante Fabiano Cambota.

Points de passeio

Os points de passeios de domingo para caminhar e curtir a cidade ao ar livre mudaram de lugar ao longo dos anos. No primeiros anos o rolê acontecia na Praça Joaquim Lúcio e na Avenida Tocantins, nos anos 80 mudou para a praça Tamandaré e, depois dos anos 2000, o encontro passou a ser Vaca Brava e na Praça do Sol.

Acidente radioativo

Um dos maiores acidentes radioativos do mundo aconteceu em Goiânia, em 1987, quando a cidade foi exposta ao Césio-137 devido ao manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia.

Leia também:

Veja Também