Dia Mundial de Combate à Tuberculose destaca importância de informação

A Sociedade Brasileira de Patologia comenta em seu site oficial que o dia visa conscientizar a população da necessidade de cautela e cuidado para prevenir e diagnosticar a tuberculose o quanto antes.

Postado em: 24-03-2023 às 15h35
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia Mundial de Combate à Tuberculose destaca importância de informação
Tuberculose Pulmonar | Foto: Arquivo/Radiopaedia

Nesta sexta-feira, 24 de março, marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença que afeta principalmente os pulmões. A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) comenta, em seu site oficial, que o dia visa conscientizar a população da necessidade de cautela e cuidado para prevenir e diagnosticar a tuberculose o quanto antes.

A doença, embora com uma taxa que diminuiu na última década, ainda é muito presente no Brasil, apresentando 70 mil casos, segundo a SBP. Logo, segue sendo um grande problema da saúde pública do país.

A pandemia de COVID-19 ficou em foco no ano passado, revertendo assim o progresso feito contra uma das enfermidades mais mortais do mundo, a tuberculose.

Continua após a publicidade

A tuberculose

Transmitida pelo ar a partir de um indivíduo infectado, com a tosse ou espirro. Envolve-se a via respiratória ou pulmões, sendo uma doença lenta que quando não descoberta nos estágios iniciais, destrói progressivamente o pulmão. O diagnóstico pode ser obtido de diversos modos: radiografia de tórax, baciloscopia direta, teste de sensibilidade antimicrobiana e um teste rápido de tuberculose.

O patologista carrega o dever de diagnosticar e apontar as estatísticas de morbidade e mortalidade, servindo como apoio para a saúde pública compreender melhor a magnitude da tuberculose e levando a população a buscar tratamento, proteção. Dessa forma, a eficácia do tratamento está diretamente ligado ao diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Portanto, é importante também, ter em mente quais são os grupos mais afetados pela doença.

– Grupos mais propensos a contrair a tuberculose (grupos de risco):

  • Portadores do vírus HIV
  • Diabéticos
  • Pessoas com insuficiência renal crônica
  • Desnutridos
  • Idosos doentes
  • Usuários de álcool e outras drogas
  • Tabagistas

Leia também:

Veja Também