A fascinante história do Coelho da Páscoa!

Como uma tradição pagã se transformou em um personagem que encanta a criançada?

Postado em: 11-03-2024 às 21h22
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: A fascinante história do Coelho da Páscoa!
Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim? | Foto: Freepik

Dá para acreditar que a época mais doce e gostosa do ano está chegando? A Páscoa, celebrada no dia 31 de março, próximo domingo, é marcada por ovos de chocolate e reuniões familiares. Além disso, existe um curiosa história por trás desta data protagonizada por um personagem encantador conhecido como o Coelho da Páscoa. Mas qual é a história por trás desse símbolo tão querido?

Origens Místicas: O Coelho como Símbolo de Fertilidade

A tradição do Coelho da Páscoa originou-se há séculos, quando as antigas culturas pagãs celebravam a chegada da primavera como um renascimento da natureza e da vida. Na mitologia germânica, por exemplo, havia a crença de uma deusa chamada Eostre, associada à primavera e à fertilidade. Ela era frequentemente representada por uma lebre ou coelho, símbolos da fertilidade e do renascimento.

Páscoa Cristã + Costumes Pagãos

Com o advento do Cristianismo, muitos traços dos costumes pagãos foram mesclados às tradições cristãs, incluindo a celebração da Páscoa. O Coelho da Páscoa tornou-se um elemento presente em muitas culturas europeias, representando não apenas a fertilidade, mas também a alegria e a esperança que acompanham a ressurreição de Jesus Cristo.

Continua após a publicidade

Coelho + Ovos = Uma dupla e tanto!

Além de distribuir ovos de chocolate e presentes, o Coelho da Páscoa também é conhecido por esconder ovos coloridos em jardins e parques, criando uma divertida caça aos tesouros para crianças de todas as idades. Essa tradição dos ovos de Páscoa também tem raízes antigas, simbolizando o renascimento e a fertilidade, assim como o coelho.

Desde o século XVIII, o Coelho da Páscoa é figura de destaque nas celebrações ao redor do mundo. Sua imagem é frequentemente retratada em cartões, decorações e até mesmo desfiles, espalhando a alegria e o espírito festivo da Páscoa.

Páscoa é alegria!

À medida que nos preparamos para mais uma Páscoa, é importante lembrar das histórias e tradições que tornam essa data tão especial. O Coelho da Páscoa, com toda sua simbologia de fertilidade, renascimento e alegria, continua a encantar gerações e a inspirar o espírito de união e renovação que permeia essa celebração.

Vamos honrar as tradições e criar momentos memoráveis em família, com direito a muita diversão para a criançada?

Feliz Páscoa!

Leia também:

Veja Também