Brasil inicia campanha em busca do tricampeonato Mundial

É hora de brilhar nas quadras

Postado em: 25-08-2023 às 23h03
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil inicia campanha em busca do tricampeonato Mundial
O Brasil faz sua estreia no mundial neste sábado . (Foto: Divulgação FIBA)

A Copa do Mundo de Basquete Masculino na Indonésia e Japão, sedes da competição, começou nesta sexta (25) e conta com a participação de 32 equipes. O Mundial deste ano distribuirá vagas olímpicas para Paris 2024, sete seleções se classificam. As vagas vão ser concedidas entre as melhores seleções de cada continente, sendo duas para as Américas, duas para a Europa, uma para a África, Ásia e Oceania respectivamente.

Pela primeira vez a Copa do Mundo de Basquete terá sedes compartilhadas, as 32 seleções estão divididas entre oito grupos de quatro seleções que se enfrentam entre si. As duas seleções se classificam para a segunda fase, que também é disputada em formato de grupo. Os dois primeiros colocados desse novo grupo avançam para as quartas de final e assim acontece um mata-mata simples até a final.

Grupos

Continua após a publicidade

Jogado em Manila, nas Filipinas, temos o Grupo A: Angola,República Dominicana, Filipinas e Itália; Grupo B: Sudão do Sul, Sérvia, República Popular da China e Porto Rico; Grupo C: Estados Unidos, Jordânia, Grécia e Nova Zelândia; Grupo D: Egito, México, Montenegro e Lituânia. 

Com sede em Okinawa, no Japão, tem o Grupo E: Alemanha, Finlândia, Austrália e Japão; Grupo F: Eslovênia, Cabo Verde, Geórgia e Venezuela. 

Em Jacarta, na Indonésia, temos o Grupo G: Irã, Espanha, Costa do Marfim e Brasil; Grupo H: Canadá, Letônia, Líbano e França. 

Brasil

Visando a competição, o Brasil realizou dois amistosos preparatórios, contra Itália e Sérvia, e perdeu os dois. Com placares não tão distantes 93 a 87, contra a seleção italiana e 89 a 85, para a seleção sérvia. 

O Brasil é bicampeão mundial (1959 e 1963) e tem o treinador multicampeão pelo Flamengo Gustavo de Conti. O treinador optou por mesclar a equipe com jogadores experientes e com atletas da nova geração. 

Para o Mundial Gustavo convocou armadores: Marcelinho Huertas (Tenerife/ESP), Yago Mateus (Estrela Vermelha/SRB) e Raul Neto (Fenerbahce/TUR); alas/armadores: Georginho (Sesi Franca/BRA) e Vitor Benite (Gran Canaria/ESP); alas: Gui Santos (Golden State Warriors/USA) e Léo Meindl (Tokyo/JPN); alas/pivôs: Lucas Dias (Sesi Franca/BRA), Bruno Caboclo (Venezia/ITA) e Tim Soares (Nagoya/JPN); pivôs: Felipe dos Anjos (Andorra/ESP) e Cristiano Felício (Granada/ESP). 

Favoritos

Estados Unidos, França e Austrália são as favoritas para levantarem o troféu, isso porque as seleções são recheadas de estrelas da NBA (National Basketball Association), a principal liga de basquetebol profissional.

Além dessas seleções Alemanha, Canadá, Eslovênia, Itália, República Dominicana e Sérvia podem surpreender, pois estão no Top 10 de seleções ranqueadas pela FIBA, Federação Internacional de Basquete. 

Primeira Rodada

Abrindo a competição, oito jogos aconteceram nesta sexta (25), pelo Grupo A, Itália e Angola jogaram e vitória para seleção Italiana por 81 a 67. A seleção Dominicana venceu a Philipinas por 87 a 81, com o resultado o líder do grupo é a Itália.

No Grupo D México e Montenegrina, com vitória para Montenegrina por 65 a 56; Lituânia e Egito, vitória para Lituânia, por 93 a 67. Já no Grupo H, a Letônia é líder porque venceu o Líbano por 109 a 70, seguido pelo Canadá, que venceu a França por 95 a 65. 

Enquanto no Grupo E a Austrália  é líder, pois venceu a Finlândia por 98 a 72, seguida pela Alemanha que venceu o Japão por 81 a 63.

Agenda

O Brasil estreia neste sábado (26), às 6h45 (horário de Brasília) contra o Irã. Na segunda (28) volta à quadra contra a Espanha, às 10h30 (horário de Brasília) e fecha a primeira rodada contra a Costa do Marfim, na quarta (30), às 6h45 (horário de Brasília). 

Veja Também