Brasil no Mundial de Ginástica

Seleção brasileira tem grandes chances de medalhas no Mundial principalmente com as meninas

Postado em: 02-10-2023 às 18h58
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil no Mundial de Ginástica
Rebeca Andrade defende título de campeã mundial (Foto: CBG)

A Seleção Brasileira masculina fica fora da zona de classificação por equipe para as Olimpíadas, mas conquista duas vagas individuais. Em contrapartida, a seleção feminina se classificou por equipe para Paris 2024 e Rebeca Andrade e Flávia Saraiva se destacam no individual. 

Seleção Masculina

O Brasil não conseguiu a vaga por equipes nas Olimpíadas de Paris 2024, a seleção terminou o Mundial da Antuérpia na 13ª colocação, uma posição abaixo da zona de classificação. Com menos de dois décimos à frente do Brasil, a Ucrânia terminou na 12ª colocação e assegurou a vaga.

Continua após a publicidade

Apesar de terem feito uma boa classificatória no sábado (30/09), a seleção brasileira conquistou duas vagas individuais para os Jogos Olímpicos. Uma pelo desempenho da equipe e a outra nominal de Diogo Soares. 

Diogo terminou na 26ª posição do individual geral, com 81,064 pontos e de acordo com as regras de duas vagas por países na final, ele herdou o 24º lugar e também a vaga para a decisão do Mundial. 

Arthur Nory ainda está na briga por medalha no Mundial pela modalidade de barra fixa e caso termine à frente do croata Tin Srbić, garante vaga nas Olimpíadas.

Os atletas da ginástica masculina ainda terão outras oportunidades de vaga para Paris 2024 por aparelhos, através dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e na Copa do Mundo da modalidade.

Seleção Feminina

Diferente do masculino, a seleção feminina conquistou a vaga por equipes dos Jogos Olímpicos Paris 2024. A equipe brasileira terminou em terceiro lugar com 164.297 pontos no geral, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Grã-Bretanha. 

Rebeca Andrade também está garantida na final do individual, a atual campeã mundial está em 4º lugar na classificação, com uma média de 56,865 pontos. As modalidades que encaminhou classificação para disputar nas finais são: salto (2º lugar), trave (4º lugar) e solo (3º lugar). 

Outra atleta que se destacou no individual é a Flávia Saraiva, em 6º lugar no individual geral e vaga na decisão do solo, na quarta posição com 13,833 pontos.

Rebeca comentou sobre o principal objetivo da equipe no Mundial. “O objetivo aqui é classificarmos a equipe para os Jogos Olímpicos. Se vierem as finais, estaremos preparadas.” 

“Estamos emocionadas por alcançarmos a terceira colocação hoje, trabalhamos muito para esse dia, mas sabemos que podemos fazer muito mais,” completou. 

Agenda

A final do feminino por equipe acontece nesta quarta (04), às 14h30 (horário de Brasília). A final individual masculina acontece na quinta (05), às 14h30 (horário de Brasília) e a feminina na sexta (06), às 14h30 (horário de Brasília). As finais por aparelhos masculino e feminina estão programadas para sábado (07) e domingo (08), a partir das 9h (horário de Brasília), com os oito melhores em cada nas classificatórias e máximo de dois ginastas por país.

Veja Também