Em uma noite para esquecer, Brasil é derrotado por 2 a 0 pelo Uruguai, cai na tabela e perde Neymar por lesão

A seleção brasileira não perdia para o Uruguai em um jogo de Eliminatórias da Copa há 22 anos

Postado em: 18-10-2023 às 14h32
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Em uma noite para esquecer, Brasil é derrotado por 2 a 0 pelo Uruguai, cai na tabela e perde Neymar por lesão
Brasil perde a invencibilidade e cai na tabela, indo para a terceira posição, com sete pontos (Foto: Vitor Silva/CBF)

Com uma atuação abaixo do esperado, o Brasil perdeu por 2 a 0 para o Uruguai nesta terça-feira (17), no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. A seleção brasileira não perdia para o Uruguai em um jogo de Eliminatórias da Copa há 22 anos, e a última vez que perdeu no torneio para outro time foi em 2015. Em uma noite com erros individuais e do grupo, a equipe se mostrou dispersa e sem entrosamento. 

O Jogo 

O primeiro tempo foi equilibrado, com forte marcação de ambos os lados, as chances foram poucas, e contou com apenas uma finalização. Jogando em casa, o Uruguai começou pressionando as saídas de bola do Brasil, mas as equipes se limitavam a jogadas no centro do campo. 

Continua após a publicidade

Aos nove, Ronald Araújo, do Uruguai, recebeu cartão amarelo por falta em Gabriel Jesus. O auxiliar técnico da equipe Celeste, Pablo Quiroga, também recebeu um amarelo por reclamação. O jogo continuou sem chutes ao gol, o Brasil se mantinha fechado e trocava passes no campo defensivo, procurando atrair o adversário. Aos 20, o time avançou e Vinícius Jr. tentou atacar, mas foi impedido por Darwin Núñez, que cometeu uma falta e recebeu cartão amarelo. 

Aos 21, marcado por três jogadores, Rodrygo viu Neymar na área e tocou, seria a primeira chance de gol do Brasil, mas o camisa 10 estava impedido. Aos 33, os donos da casa reagiram, pela esquerda, Núñez dividiu de cabeça com Casemiro, que ganhou a disputa e recuou para Ederson. A primeira finalização só saiu aos 41 minutos, e dela saiu o gol. Maximiliano cruzou para Núñez, que cabeceou de peixinho, no canto direito do gol, e abriu o placar. 

No final do primeiro tempo Neymar lesionou o joelho e saiu de campo chorando. O jogador avançava em velocidade, em uma jogada individual, ao receber a marcação, caiu e pediu substituição. O atleta fará exames para saber a gravidade da lesão.

A segunda etapa começou como a primeira, com poucas finalizações. Aos 10, Valverde recebeu na entrada da área e chutou por cima do gol. A seleção brasileira só conseguiu fazer a primeira finalização aos 15 minutos. Rodrygo cobrou escanteio e Gabriel Magalhães cabeceou para o gol, mas a finalização foi para fora. Aos 23, Rodrygo cobrou uma bela falta, mas a bola estourou no travessão.

Aos 31, Uruguai definiu o jogo, Darwin Núñez recebeu na área, venceu a marcação de Casemiro e Gabriel Magalhães e cruzou para De La Cruz, que bateu e ampliou o placar. Com uma atuação ruim, substituições tardias e poucas criações, a equipe brasileira perdeu a invencibilidade e mostrou que precisa de ajustes para os próximos compromissos. (Especial para O Hoje)

Ficha Técnica

Uruguai 2 x 0 Brasil

Data: 17 de outubro de 2023

Horário: 21h

Local: Estádio Centenário, Montevidéu, Uruguai

Árbitro: Alexis Herrera (VEN)

Assistentes: Alberto Ponte (VEN)  e Antoni García (VEN)

VAR: Juan Soto (VEN)

Gols: Darwin Núñez aos 41 min/1T e De La Cruz aos 38 min/2T (Uruguai)

Cartões amarelos: Ronald Araújo, Darwin Núñez, Pablo Quiroga e Nández (Uruguai); Rodrygo, Casemiro, Ederson, G. Jesus e M. Cunha (Brasil)

Uruguai: Rochet; Nández (B. Mendez), Araújo, e Cáceres; Mathías Oliveira (Viña), Valverde e Ugartez e De La Cruz; Pellistri (Piquerez), Darwin Núñez e Maxi Araújo (Vecino). 

Técnico: Marcelo Bielsa

Brasil: Ederson; Yan Couto (David Neres), Marquinhos, G. Magalhães e Carlos Augusto (Arana); Casemiro, B. Guimarães (Veiga) e Neymar (Richarlison); Rodrygo, Vinícius Jr. (M. Cunha) e Gabriel Jesus.

Técnico: Fernando Diniz

Veja Também