Na reta final, Stock Series acelera no Velocitta para definir finalistas de 2023

Penúltima etapa do campeonato na categoria de acesso acontece neste fim de semana em Mogi Guaçu e vai determinar quem vai lutar pelo título e pelo superprêmio: um lugar no grid da Stock Car em 2024

Postado em: 26-10-2023 às 20h25
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Na reta final, Stock Series acelera no Velocitta para definir finalistas de 2023
Zezinho Muggiati acelera no Velocitta na condição de líder do campeonato | Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

A Stock Series entra na reta final na temporada 2023. A quinta e penúltima rodada do campeonato acontece neste fim de semana (28 e 29/10) no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Será a oportunidade derradeira que os pilotos da categoria de acesso à Stock Car terão de somar pontos antes da definição dos candidatos ao título e ao superprêmio: o equivalente a R$ 2,5 milhões para que o competidor possa assegurar um lugar no grid para a disputa da Pro Series em 2024.

A última vez que a Stock Series correu no traçado interiorano de 3.443 metros foi no ano passado. Vitor Baptista gabaritou a etapa com pole, duas vitórias e deu em Mogi Guaçu passo importante para a conquista do título de 2022.
O líder da tabela de pontos na Stock Series em 2023 é Zezinho Muggiati, com 273. Com cinco vitórias na temporada, o paranaense da W2 Racing ProGP chega ao Velocitta impulsionado pela grande campanha na quarta etapa do ano, no Velopark (RS), onde o piloto de 20 anos faturou duas poles e duas vitórias.

Concorrente mais próximo de Muggiati na classificação do campeonato, Gabriel Robe — campeão da categoria de acesso à Stock Car em 2017 — soma 257 pontos. O gaúcho da Garra Racing Team acumula três vitórias no campeonato e busca a reação depois de perder a liderança para o adversário na quarta rodada do campeonato. Robe já teve a chance de vencer no Velocitta na Series, em 2021.

Continua após a publicidade

Piloto da RKL Competições, o paulista Pietro Rimbano é o terceiro colocado, com 218 pontos, seguido pelos ‘rookies’ Arthur Gama (Garra Racing Team), com 207, e por Felipe Barrichello Bartz (W2 Racing ProGP), que acumula 192 tentos. O sobrinho de Rubens Barrichello também vem embalado pelos bons resultados alcançados no Velopark, com três pódios em três corridas disputadas no traçado gaúcho.

Programação e transmissão

As atividades de pista da divisão de acesso à Stock Car começam na sexta-feira com um shakedown, um treino livre exclusivo para os estreantes e outra sessão para todos os pilotos da categoria. O sábado vai ser movimentado com mais um treino, a sessão classificatória que definirá os poles da etapa e também a primeira corrida do fim de semana, a partir de 14h20.

A manhã de domingo vai marcar a definição dos candidatos ao título da Stock Series em 2023. A segunda corrida da etapa está marcada para 08h30, enquanto a última prova da rodada tem largada prevista para 9h10.

A Stock Series tem transmissão ao vivo pelos canais SporTV, BandSports, mídias oficiais da Stock Car no YouTube, Facebook e TikTok, Motorsport.tv, Twitch da Tribo do Gaules e Portal High Speed. Confira abaixo cronograma do fim de semana no Velocitta e também a pontuação do campeonato depois de quatro etapas.

Veja Também