Com o tema ‘Iza Costa, Uma Verdadeira Força da Natureza’, artista goiana é homenageada

Artista goiana retratou a luta dos oprimidos, temas de conscientização política, social e a luta das mulheres

Postado em: 22-02-2022 às 10h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Com o tema ‘Iza Costa, Uma Verdadeira Força da Natureza’, artista goiana é homenageada
Artista goiana retratou a luta dos oprimidos, temas de conscientização política, social e a luta das mulheres

Por Elysia Cardoso

Histórias de vidas dedicadas à arte irão se encontrar nessa temporada 2022 do Circuito Arte do Shopping Bougainville e a abertura conta com a exposição da artista goiana Iza Costa. O espaço será aberto ao público geral amanhã (23), das 10h às 21h, no piso 2 do centro comercial, e a entrada será gratuita.

Iza nasceu em Anicuns, no centro de Goiás. Os temas relacionados à terra e à natureza perto de onde ela cresceu eram temas recorrentes em suas obras. Com diversidade de linguagens artísticas, ela tem obras com temas indígenas, autorretratos de diferentes formas e exaltando mulheres que considerava fortes.

Continua após a publicidade

Conhecida internacionalmente, Iza foi desenhista, pintora, professora, desenhista e gravurista. A artista tem formação em Belas Artes pela Universidade Católica de Goiás, além de pós-graduação em gravura e história da arte, ambas cursadas no México.

A mostra ‘Uma verdadeira força da natureza’ está sob curadoria da filha da artista, Lara Costa Roriz, que separou obras das melhores séries dos mais de 45 anos de carreira de Iza Costa. Um exemplo são as quatro obras Cleópatra, Frida Kahlo, Mercedes Sosa e Maria Quitéria da série Mulheres Guerreiras. Todas as obras expostas na mostra foram produzidas usando a técnica óleo sobre tela.

Amigos próximos da artista irão produzir quadros a partir de obras inacabadas de Iza Costa que serão vendidos e todo o valor arrecadado será destinado ao projeto Arte e Esporte em uma creche em Dondo, Moçambique. Foi uma forma que eles encontraram de homenagear a artista que construiu uma carreira de total devoção a arte, que retratou a luta dos oprimidos, temas de conscientização política, social e a luta das mulheres na construção da história das sociedades.

A jornalista Edna Gomes e o radialista Marcus Queiroz farão a abertura da Vernissage hoje (22), em um evento especial para amigos, artistas plásticos, músicos, escritores e jornalistas. Iza e sua arte vive na natureza e nos corações de todos que conviveram com ela, comenta Lara Costa. “As várias homenagens que recebemos de amigos e admiradores me inspiraram a fazer a curadoria desta que é a primeira exposição após a partida de minha mãe do plano terreno”, conclui ela.

Mais sobre Iza Costa

Até 2006 a desenhista, gravadora, pintora e muralista, Iza Costa, já havia colecionado mais de 20 prêmios e deixou rastros firmes, integrando acervos na Europa e nos Estados Unidos, mas principalmente na América Latina, onde cento e cinqüenta trabalhos seus estão na Escola de Arte do Peru e na Universidade Autônoma do México.

Ela realizou dezenas de exposições individuais no Brasil e exterior e participou de mais de cem exposições coletivas em vários países. Participou ainda de três Bienais, sendo duas no Brasil e uma na Irlanda do Norte, e também assinou o maior mural de rua do Centro Oeste.

Para chegar a estes números, foi preciso a Iza uma formação sólida: Escola Goiana de Belas Artes, Universidade Católica de Goiás e Universidade do México, onde aprendeu história da arte e as técnicas da pintura, desenho, mural, litografia e água forte.

Sua obra é referência nos dicionários Delta Larousse, Roberto Pontual e Arte no Centro-Oeste, de Aline Figueiredo. É também destaque no livro ‘Arte Hoje, o processo em Goiás visto por dentro’, de PX Silveira, além de figurar no ‘Livro Mundial da Gravura’, editado nos Estados Unidos, S.Smith ed. Bala Cynwyd.

Veja Também