O maior festival de inovação do mundo recebe representantes brasileiros das mais diversas áreas na edição de 2022

festival que tem como característica principal a tecnologia e enxergar o mundo enquanto uma coisa a ser pensada a partir da perspectiva do futuro

Postado em: 10-03-2022 às 09h45
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: O maior festival de inovação do mundo recebe representantes brasileiros das mais diversas áreas na edição de 2022
festival que tem como característica principal a tecnologia e enxergar o mundo enquanto uma coisa a ser pensada a partir da perspectiva do futuro | Foto: Reprodução

Promover discussões, provocar as mentes pensantes sobre diversos assuntos, falar e ouvir fazem parte da essência do mundo atual. Levando em consideração que é a partir de reflexões que o mundo caminha, iniciativas que estimulam esse movimento têm extrema importância. O maior festival de inovação do mundo, o South by Southwest (SXSW), segue com esse intuito em 2022, de apresentar tendências para música, filmes, tecnologia, mídia interativa, entre outros mercados. E o Brasil está representado nesse evento por nomes de peso.

Depois de dois anos sem realizar uma edição presencial, o maior festival de inovação do mundo ocidental já tem data para acontecer, de 11 a 20 de março deste ano. O South by Southwest (SXSW) volta a reunir milhares de pessoas na cidade de Austin, no Texas para entender as mudanças causadas pelo avanço da sociedade e descobrir quais são os próximos passos do mercado. O evento, de grandes proporções, promove a interação dos mais diversos assuntos, dentre eles estão os culturais, tecnológicos e empresariais.

As áreas abordadas vão desde entender um projeto como o de Mars onde a NASA através de fotos tiradas por um robô criou conteúdo de vídeo em VR que permite você ‘passear’ em Marte, até ouvir diversos pitchings de startups sedentas por um investidor, que tem o desafio de vender sua ideia para a plateia em até dois minutos. Além é claro das diversas ativações das grandes marcas globalmente ligadas nessa revolução que cobrem a cidade de inovações interativas e também atrações musicais e cinematográficas.

Continua após a publicidade

Este ano o Brasil estará bem representado no SXSW. De forma hibrida, entre os mais de 300 artistas do mundo todo, nomes como Anavitória, Bivolt, Gabriel Gonti, AKEEM Music, Atalhos e Tuyo, pelo segundo ano consecutivo, integram o Line Up. A startup brasileira Mimo Live Sales, especializada em live commerce, também participará do evento. A empresa terá um estande de domingo (13) à quarta (16) no espaço dedicado a indústrias criativas. Eles farão 949 demonstrações de comércio ao vivo para varejistas, investidores e participantes do evento.

Música brasileira no SXSW

O SXSW é visto no mercado como um lugar descolado para apresentar tecnologia e empreendedorismo para jovens, grande motivo para o crossover entre tecnologia e cultura. Fazendo sua estreia em solo americano, a cantora Bivolt é a responsável por apresentar o rap brasileiro nesta edição. “Bora representar meu Brasil, esse é o início de uma nova era! O Rap fez ser o que eu sou e estar onde estou, respeite quem pode chegar onde a gente chegou! Meu primeiro show internacional, o friozinho na barriga tá diferente”, declarou a artista.

Tuyo, trio formado por Lio, Lay e Machado, desembarca no evento para realizar três apresentações, sendo uma delas na noite de abertura do festival de música. “Fazer parte de um festival que tem como característica principal a tecnologia e enxergar o mundo enquanto uma coisa a ser pensada a partir da perspectiva do futuro, é muito importante para três pessoas pretas brasileiras que estão, neste momento, politicamente alojadas num ambiente de passado”, afirma Lio. “Para nós, é valioso demais esse tipo de chancela”, reflete a artista.

Entre oportunidades de networking, competições, cerimônias de premiação e sessões de conferências que traz como palestrantes principais políticos, escritores, músicos, comediantes e médicos, há também exposições de classe mundial, festival de cinema e muito mais. Durante o 29º SXSW Film Festival anual, milhares de fãs, cineastas, imprensa e líderes da indústria terão a oportunidade de experimentar exibições de filmes, sessões, encontros e eventos especiais votados para a cinematografia mundial.

Outros brasileiros em destaque da edição do South by Southwest 2022 são Simone Kliass, voz oficial do canal GNT, que fará mentoria sobre marketing, diversidade e inclusão; Edu Lyra, CEO e fundador da ONG Gerando Falcões, sobre inovação nas favelas; e a consultora de tendências Vanessa Mathias, que irá fazer um workshop sobre como será a sociedade em 2050. Enfim, para acompanhar a programação e prestigiar alguns dos melhores que o Brasil tem é só acessar o site do festival sxsw.com. Apoiar as iniciativas brasileiras faz a diferença!

Veja Também