Viegas apresenta ‘Conexão’, segundo álbum da carreira com importantes colaborações

Novo projeto 'Conexão' surgiu a partir de um momento de reflexão e internalização de Viegas

Postado em: 26-03-2022 às 09h38
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Viegas apresenta ‘Conexão’, segundo álbum da carreira com importantes colaborações
Novo projeto 'Conexão' surgiu a partir de um momento de reflexão e internalização de Viegas | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

O cantor e compositor Viegas lança o seu  segundo álbum, intitulado ‘Conexão’. Em mais de 15 anos de carreira musical, o artista apresenta o novo projeto recheado de parcerias, como Maneva, Tati Portella e muitos outros nomes que integram um círculo de relações e referências do cantor.

Como o próprio título sugere, ‘Conexão’ surgiu a partir de um momento de reflexão e internalização de Viegas, que passou a buscar uma leveza, tanto no trabalho autoral, quanto no cotidiano. Principalmente durante o período pandêmico, o cantor começou a tocar violão e teclado quase todos os dias em casa e compor sobre diferentes temas, relacionados a sua essência e conexões pessoais. 

Continua após a publicidade

Nesse período, acabou com mais de quarenta músicas escritas e pediu ajuda dos amigos para selecionar as oito faixas que entraram para o repertório. “Tanto como ser humano quanto como profissional, cheguei em um momento mais conectado com a essência da arte e comigo mesmo. Nesse projeto, compus sobre o que eu sentia e queria falar, das minhas conexões. São músicas que eu fiz de forma leve, sem pressão e do jeito que eu queria”, revela Viegas.

Referências 

Com referências na musicalidade brasileira, desde Gilberto Gil a Jorge Ben, Viegas buscou uma sonoridade que traduzisse os sentimentos das letras nas canções. As conexões e relações também deram origens às colaborações do projeto. Na produção de Bruno DuPre junto à banda Brasa Ativa, que acompanham artistas como Rael, o disco ainda conta com as participações em seis das oito faixas. Os indicados ao Grammy Latino 2021, Maneva, colaboram com Viegas em ‘Posso Ser’, enquanto o renomado técnico técnico vocal Isabeh se une ao artista e a Dow Raiz, que já produziu com grandes nomes como Tropikillaz, em ‘Baú com Ouro’.

O álbum chega acompanhado do videoclipe da faixa ‘Outras Vidas’, em parceria com Tati Portella, ex-vocalista do grupo Chimarruts, tanto na composição quanto nos vocais. A letra aborda a sintonia em uma relação de companheirismo e lealdade que traz leveza e a força de uma conexão que perpassa a outras vidas. 

O clipe foi gravado em Campos de Jordão, São Paulo, e acompanha imagens aéreas da paisagem e a presença dos dois artistas. “Gosto muito do timbre da voz da Tati, é uma honra trabalhar com uma artista que eu admiro e que sempre ouvia na rádio. Tê-la como parceria na música e também na composição só tornou essa faixa mais especial, com mais essa conexão”, comenta Viegas sobre a parceria.

”Eu já trabalhei com várias pessoas, mas com Viegas foi muito especial. A gente já tinha uma amizade, um torcia muito pelas conquistas do outro, e aí veio o momento de a gente fazer uma música juntos. Ele me mandou a canção, me identifiquei na hora. Tenho certeza que as pessoas vão gostar da junção da minha voz com a do Viegas”, afirma Taty Portella sobre sua parceria com o cantor.

O segundo álbum da carreira do artista chega por meio do Edital de Apoio à Criação Artística ‘Linguagem Reggae’, que Viegas ajudou a colocar em vigor pela sua relação com o movimento musical. Com mais de 15 anos na música, o artista lançou dois EPs e seu primeiro disco em 2015, intitulado ‘Alquimia Sonora’, junto a um documentário sobre o projeto ‘Viver é Acreditar’.

Veja Também