Falamansa promete agitar Goiânia com muito forró e animação

Com 24 anos de estrada, a trajetória do Falamansa começou a ganhar forma em 1998 com a música ‘Asas’

Postado em: 25-08-2022 às 08h49
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Falamansa promete agitar Goiânia com muito forró e animação
O estilo musical escolhido pelos paulistas ganhou uma revigorada e foi batizado de ‘forró universitário’ | Foto: Divulgação

Falar de música popular brasileira é falar daquele caloroso forró pé de serra. E te pergunto, qual a primeira banda que te vem à cabeça? Não há quem não diga Falamansa. O grupo está entre os mais aclamados do País e volta a se apresentar na capital goiana nesta sexta-feira (26). O palco do Laguna Gastrobar abre as portas a partir das 18h para a banda paulista e também Zabumba Beach e DJ Residente. O fim de semana promete nostalgia ao relembrar os sucessos ‘Xote da Alegria’ e ‘Rindo A Toa’.

Carregando a cultura do triângulo, sanfona e zabumba dos primórdios, o Falamansa surgiu em 1998. De forma leve e despretensiosa, eles resgataram a paixão do brasileiro por suas raízes por meio do forró. Tocado por outras perspectivas, o estilo musical escolhido pelos paulistas ganhou uma revigorada e foi batizado de ‘forró universitário’. Dezinho, Tato, Alemão e Valdir se encontraram e desde então apresentam uma energia que domina o palco. Os goianos, ansiosos pelo forró pé de serra, já sentem o clima.

Com 24 anos de estrada, a trajetória do Falamansa começou a ganhar forma no 3º Festival de Música do Mackenzie. Tato decidiu inscrever uma das suas composições (Asas) na competição, mas ainda sem a banda. Decidiu chamar Alemão, um amigo DJ que tocava zabumba, este por sua vez convocou seu vizinho Dezinho, que tocava triângulo, ao lado de um flautista e um baixista da primeira formação do grupo eles se apresentaram. Foram dois ensaios para tirar a música e o esforço valeu a pena, ficaram em segundo lugar no concurso. 

Continua após a publicidade

Depois disso entrou Josivaldo Leite, o Waldir do Acordeom, que participou do primeiro disco ‘Deixa Entrar’. Este chamou a atenção da DeckDisk e isso abriu muitas portas para o grupo. Já o nome tem origem na tentativa de descreverem o som que faziam. A banda marcou os anos 2000 e o cenário da música nacional com diversos hits. Sempre misturando ritmos e reverenciando Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença e tantos outros ícones da música brasileira, mas sem deixar o toque autoral das composições, eles conquistaram o Brasil.

Prova de que valorizar a cultura nordestina faz parte da essência do grupo, em 2014, inspirados no centenário de Luiz Gonzaga, o grupo de forró gravou um disco com os maiores sucessos do rei do baião, ‘As Sanfonas do Rei’. De acordo com Tato, a base de suas carreiras é sem dúvida Gonzaga. “As nossas referências vieram dele, vivemos o Luiz Gonzaga em nossa trajetória. Além do ritmo, do triângulo, sanfona e zabumba, nós nos inspiramos na preocupação de passar uma mensagem: alegria e fé diante das dificuldades”, afirmou o artista na época.

O principal sucesso do Falamansa é ‘Xote dos Milagres’, de 2000. A canção bombou na época e, na pandemia, voltou a ser assunto na internet quando a youtuber Jout Jout resolveu fazer uma interpretação pessoal da letra, que gerou muitos comentários na web. Segundo ela, os versos seriam uma indireta para a mãe de Tato. O vocalista fez um vídeo bastante (ou não, nunca saberemos) sobre a história. Segundo ele, a música foi inspirada em uma camela de estimação chamada Cyndi Lauper. Acontece que, no final, ele manda um recadinho para sua mãe: “Né, mãe, ta ligado, filhão tá aqui agora se dando bem, né, você é a única…”.

Uma das características mais marcantes da banda é o bom humor e o alto astral de suas canções. ‘Xote da Alegria’ é um exemplo claro dessa energia positiva. No geral, o forró universitário ou o forró pé-de-serra, que são os estilos adotados pelo Falamansa, também falam sobre o contato do povo com a natureza. ‘Oh, Chuva’ segue bem essa tendência. Por falar em música com energia positiva, ‘Rindo à Toa’ transmite uma mensagem de superação e de bom humor diante dos desafios que a vida nos apresenta.

Entre tantos sucessos eles permanecem no hall de bandas que movimentam, não só a música, mas a cultura brasileira. Para quem quer acompanhar a apresentação desses e mais sucessos do Falamansa podem comprar o ingresso na porta do evento e seguir para um show que com certeza será nostálgico e divertido. “Tô numa boa, tô aqui de novo/Daqui não saio, daqui não me movo/Tenho certeza, esse é o meu lugar”, já diziam na música ‘Rindo à Toa’, e nós confirmamos, o palco é o lugar de vocês.

Veja Também