Rover de exploração encontra cubo misterioso em área afastada na superfície da Lua

O objeto pode ser uma rocha lunar, que ganhou formato cúbico devido ao impacto de meteoritos.

Postado em: 07-12-2021 às 12h19
Por: Ícaro Gonçalves
O objeto pode ser uma rocha lunar, que ganhou formato cúbico devido ao impacto de meteoritos | Foto: Reprodução/ Our Space

O rover chinês de exploração Yutu fotografou um objeto desconhecido em formato de cubo enquanto fazia expedição pela cratera Von Kármán, na superfície lunar. O objeto foi visto no horizonte da cratera, após ampliação das fotografias registradas.

A descoberta foi anunciada no blog Our Space, canal de divulgação afiliado ao órgão de Administração Espacial Nacional da China (CNSA, do inglês), responsável pelo programa espacial chinês. O objeto, que parece estar localizado a 80 metros do robô motorizado, foi chamado “casa misteriosa” pela equipe de exploração chinesa.

A CNSA informou que direcionará o rover até o objeto, para verificar melhor do que se trata. Apesar das especulações, a “casa misteriosa” pode ser apenas uma pedra que ganhou forma cúbica devido aos impactos de meteoritos na superfície da Lua.

Exploração lunar

O rover Yutu aterrissou no lado mais distante da Lua em 3 de janeiro de 2019, levado pela missão espacial Chang’e-4. Desde então ele tem explorado a cratera Von Kármán e já percorreu 186 quilômetros.

Veja Também