Biden anuncia suspensão de importação de petróleo russo para os Estados Unidos

Segundo o presidente americano, Vladimir Putin está prejudicando famílias americanas desde que invadiu a Ucrânia

Postado em: 08-03-2022 às 16h19
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Biden anuncia suspensão de importação de petróleo russo para os Estados Unidos
Segundo o presidente americano, Vladimir Putin está prejudicando famílias americanas desde que invadiu a Ucrânia | Foto: reprodução

O presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, anunciou a suspenção de importações de petróleo da Rússia. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8/3) e Biden reconheceu que muitos países aliados não podem tomar medidas semelhantes por dependência energética. O presidente norte-americano afirmou que o país produz mais petróleo domesticamente que todos os países europeus juntos e que são exportadores, podendo assumir a medida.

Segundo Biden, os Estados Unidos estão “trabalhando também com parceiros europeus para reduzir a dependência da energia russa”. Além disso, o mandatário americano afirmou apoio de mais de US$ 1 bilhão de assistência para segurança na Ucrânia em carregamentos de equipes de defesa e apoio humanitário, tanto para os ucranianos que saíram como para os que tiveram que permanecer no país para lutar.

Na ocasião, Biden ressaltou a implementação do “pacote de sanções mais significativo da história e que está causando danos significativos na economia russa”. “O rublo [moeda oficial russa] caiu 50% em relação ao início da guerra, o rublo agora vale menos do que 1 centavo de dólar. Cortamos vários bancos russos do sistema financeiro internacional, o que dificulta que eles façam transações com o restante do mundo”, afirmou.

Continua após a publicidade

Devido a um aumento nos preços dos combustíveis, o presidente americano disse ainda que o presidente russo Vladimir Putin está prejudicando famílias americanas, desde o início da guerra. “Desde que Putin entrou na Ucrânia, o preço da gasolina subiu 75 centavos de dólar e eu vou fazer de tudo para evitar que suba ainda mais. Estamos liberando 60 milhões de barris de petróleo. A metade, 30 milhões, vai vir da reserva estratégica dos Estados Unidos e estamos tomando outras medidas para que o fornecimento de energia global continue”, ressaltou.

Biden pontou também que a Europa precisa acabar com a dependência em relação ao petróleo russo, além de afirmar que a invasão na Ucrânia deveria motivar a transição para energias mais limpas. “Quando fizermos isso, ninguém vai ficar preocupado com o preço da gasolina no futuro. Isso vai significar que um país não poderá usar os preços da gasolina contra outro país como arma”.

Veja Também