Em meio às tensões entre países, Maduro se encontrará com presidente da Guiana

Nicolás Maduro e Irfaan Ali demonstraram disposição em dialogar, entretanto, não há qualquer indicativo de um acordo entre os líderes

Postado em: 14-12-2023 às 09h48
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Em meio às tensões entre países, Maduro se encontrará com presidente da Guiana
Nicolás Maduro e Irfaan Ali demonstraram disposição em dialogar, entretanto, não há qualquer indicativo de um acordo entre os líderes | Foto: Mariela Lopez/Anadolu via Getty Images

Em meio ao aumento das tensões entre a Venezuela e Guiana pela posse do território de Essequibo, os presidentes dos dois países se reunirão nesta quinta-feira (14/12) para dialogar sobre o embate. Nicolás Maduro e Irfaan Ali demonstraram disposição em dialogar, entretanto, não há qualquer indicativo de um acordo entre os líderes.

O encontro será em São Vicente e Granadinas, país do Caribe que comanda atualmente a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Representando o Brasil, participará o ex-chanceler Celso Amorim, atual chefe da assessoria especial do Palácio do Planalto.

A expectativa é que a reunião tenha um clima tenso. Nas últimas semanas, Maduro e Ali têm trocado acusações sobre o direito ao território.

Continua após a publicidade

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, indicou que não está aberto para discutir qual país tem direito sobre a região de Essequibo. Ele defendeu que a questão deverá ser tratada pela Corte Internacional de Justiça. À BBC News o líder não descartou a instalação de uma base militar norte-americana no país.

Veja Também