Terremoto no noroeste da China mata 118 pessoas

Tremor causou danos significativos, incluindo o desmoronamento de casas, e fez com que as pessoas saíssem correndo pelas ruas

Postado em: 19-12-2023 às 09h22
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Terremoto no noroeste da China mata 118 pessoas
Tremor causou danos significativos, incluindo o desmoronamento de casas, e fez com que as pessoas saíssem correndo pelas ruas | Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (19/12), pelo menos 118 pessoas morreram e outras 397 ficaram feridas em um terremoto que ocorreu na província de Gansu, a 1300 km ao sudoeste de Pequim, capital da China. No momento do desastre a temperatura era de – 14ºC. 

A agência estatal Xinhua informou que a magnitude do terremoto foi de 6,2 e que o tremor foi sentido na cidade histórica de Xi’an, causando danos significativos, incluindo o desmoronamento de casas, e fez com que as pessoas saíssem correndo pelas ruas, e que os trabalhos de resgate estavam em andamento.

“Eu saí correndo de casa, a terra da montanha cedeu e caiu no teto”, contou uma jovem  sentada com um bebê nos braços e coberta por uma manta.

Continua após a publicidade

“Estava com muito medo. Olhe como as minhas mãos e pernas estão tremendo”, acrescentou  uma mulher em um vídeo divulgado nas redes sociais do jornal estatal Diário do Povo.

O Ministério de Gestão de Emergências da China e a Comissão Nacional da China para Prevenção, Redução e Socorro de Desastres ativaram uma emergência de socorro de nível IV. Como a área do desastre está numa região de alta altitude, onde o clima é frio, o resgate trabalha para evitar desastres secundários.

O presidente da China, Xi Jinping, pediu “todos os esforços” nas operações de busca e resgate. Este é o terremoto com o maior número de vítimas na China desde 2014, quando mais de 600 pessoas faleceram em um tremor na província de Yunnan, sudoeste do país.

Veja Também