57 Anos da Administração: uma trajetória de conquistas 

O administrador é peça crucial para manter a economia das organizações

Postado em: 09-09-2022 às 09h14
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: <strong>57 Anos da Administração: uma trajetória de conquistas</strong> 
A capacidade de um bom administrador vai além de planejar, dirigir e organizar | Foto: Reprodução

57 anos da Administração! Nesse ano de 2022 pudemos ver em ação o papel do administrador no processo da globalização. Ele está diante de um ambiente marcado pela competitividade, velocidade das informações e busca de novos modelos de gestão que sejam mais flexíveis e capazes de reagir rapidamente às mudanças.

Venho ressaltar a importância da Administração e a influência desta na vida da pessoas, seja quanto aos residentes de Goiás, do Brasil e de todos os seres humanos do mundo, principalmente quando tratamos da influência industrial implantada por Henry Ford, da mudança dos métodos produtivos advindos do toyotismo ou mesmo atualmente quanto à revolução industrial 4.0, a era da informação e do digital, em que a internet e de forma inicial a inteligência artificial fazem parte da vida das pessoas.

Nós da Administração somos os provedores do bom desempenho empresarial nas organizações. É nosso dever e é imprescindível estarmos inteiramente focados em atualizações e na busca pelo autoconhecimento, garantindo eficiência, prevenção e sucesso econômico para as empresas.

Continua após a publicidade

Sabemos que o administrador é peça crucial para manter a economia das organizações e do País funcionando da melhor forma. No entanto, buscamos fazer com que a sociedade também enxergue esse profissional com os mesmos olhos: de admiração e de confiança. 

Num mundo onde os mercados são quase que totalmente abertos e as concorrências são acirradamente diretas, as organizações não só precisam como dependem de novos sistemas de gerenciamento e um novo corpo de profissionais capazes de mantê-las em condições de constante crescimento e atualização para se manterem no mercado. E aqueles que são capazes de lidar melhor com a habilidade administrativa podem e fazem a diferença no meio corporativo, levando suas empresas ao topo das listas de sucesso.

A capacidade de um bom administrador vai além de planejar, dirigir, organizar e controlar. Ele deve saber utilizar todos esses sentidos juntos e, ainda sim, conseguir manter o equilíbrio necessário para ser resiliente ou irredutível em suas decisões em momentos que podem ser cruciais para a empresa.

O segredo de um bom administrador não está apenas nas suas habilidades práticas e nem apenas nos seus conhecimentos teóricos, e sim na sua sabedoria pra dosar o uso de cada uma delas em conjunto, de forma empírica, produzindo a diferença necessária para sua empresa e marca progredirem, assim como no progresso da sociedade como um todo.

É hora de a Administração assumir sua verdadeira função, que é propor soluções práticas aos problemas que se enfrentam no dia a dia, seja no âmbito econômico, político, empresarial e consequentemente social. Para isso, necessita-se de profissionais críticos, antenados e envolvidos com o mundo em geral.

Por fim, a Administração é tão importante que é justa a homenagem. Parabenizo o profissional de Administração pelo seu dia, pela competência, pelas habilidades e pelo exercício ético da profissão. Para laurear tal relevância, houve a inclusão do dia 9 de setembro como Dia do Administrador no calendário de eventos do Brasil quando da aprovação da Lei nº 12.967/2014. 

Samuel Albernaz é presidente do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO)

Veja Também