Marconi defende redução do número de ministérios

Governador diz que preocupação do PSDB é com a agenda para a recuperação econômica do país

Postado em: 04-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi defende redução do número de ministérios
Governador diz que preocupação do PSDB é com a agenda para a recuperação econômica do país

Venceslau Pimentel

O governador Marconi Perillo (PSDB) defendeu ontem, ao participar de confraternização com membros da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), no Palácio das Esmeraldas, a redução no numero de ministérios num eventual governo de Michel Temer (PMDB).

Continua após a publicidade

Durante o evento, Marconi relatou pontos da reunião que teve pela manhã, em Brasília, com o senador e presidente nacional do PSDB, e demais governadores do partido. Disse que a legenda tem como maior preocupação a recuperação econômica do país e que, em razão disso, está unido no propósito de auxiliar, caso se concretize o eventual governo Temer, a levar o Brasil para um porto seguro.

Para Marconi, que o preocupa, de início, é com a primeira fotografia do eventual governo, e fez várias indagações. “Nós vamos ter as mesmas caras, as mesmas figuras, figuras carimbadas? Políticos que já participaram de outros governos e que não colaborarão para que façamos um avanço? Vamos continuar com essa quantidade de ministérios? Eu defendo a redução na metade, mas acho que o governo não vai ter condições de fazer isso. Qual vai ser o discurso? Quais serão as mudanças concretas?

No encontro em Brasília, o PSDB aprovou um documento, elaborado com a anuência de todos os líderes do partido, com 15 princípios que acredita serem fundamentais para mudança do atual quadro político e econômico do país. O documento seria entregue por Aécio ao vice-presidente ainda ontem.

“É importante traduzir o que nós do PSDB estamos discutindo nesse momento. Primeiro: nós reconhecemos que o PSDB, por ser o principal partido de oposição no Brasil, por ter tido uma performance muito boa nas últimas eleições com mais de 50 milhões de votos, e por ter apoiado fortemente o impeachment na Câmara, tem responsabilidade em relação ao Brasil. Tem responsabilidade em relação à mudança das práticas no Brasil”, afirmou.

Para o governador, foi acertada a decisão de entregar o documento a Temer, com princípios e valores que nós defendemos. “São 15 princípios e valores que vão definir se nós vamos estar mais dentro do eventual novo governo ou menos. Nós queremos que o vice-presidente nos responda em relação às questões que nós estamos pontuando. O primeiro princípio é o de continuar apoiando as investigações e combatendo a corrupção. O segundo é a reforma política, depois reformas estruturantes”, relatou.

Ele afirmou que o PSDB buscará participar ativamente no que diz respeito às reformas estruturantes que precisam ser feitas no país. “Nós do PSDB podemos entrar de cabeça e apoiar as reformas independentemente de termos cargo algum. Eu fui o primeiro governador a falar hoje na reunião e disse que eu não preciso de cargo nenhum como governador. Eu não tive nesses últimos 14 anos nenhum cargo no governo federal. Suportamos o fato de sermos oposição durante esse tempo todo. E todos os governadores concordaram comigo que ninguém de nós está preocupado com cargo”. 

A atenção está voltada, segundo Marconi, para a agenda para a recuperação econômica do país. “Estamos preocupados com a agenda institucional relativa ao Pacto Federativo”. 

Veja Também