Posição de Iris pode definir aliança entre DEM e MDB para 2022

Governistas buscam influência do ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende para avançar em conversas com MDB para 2022. O governador Ronaldo Caiado (DEM)

Postado em: 05-06-2021 às 11h37
Por: Samuel Straioto
Imagem Ilustrando a Notícia: Posição de Iris pode definir aliança entre DEM e MDB para 2022
Líderes políticos têm buscado influência do ex-prefeito da capital pensando nas costuras políticas para as eleições em 2022 | Foto: reprodução

Governistas buscam influência do ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende para avançar em conversas com MDB para 2022. O governador Ronaldo Caiado (DEM) tem sinalizado interesse na aliança entre DEM e MDB, mas trata o assunto com cautela. As conversas com o presidente regional, Daniel Vilela, ocorrem apenas de forma cordial e a intenção no Palácio das Esmeraldas é não avançar de forma precipitada. Apesar da aposentadoria política, Iris Rezende, está no centro de um provável acordo entre o MDB e o governador Ronaldo Caiado (DEM) para uma aliança na eleição de 2022. 

Apesar de ser um partido com grande capilaridade em Goiás, o MDB vive um processo de transição após o desembarque liderado pela cúpula do partido na Prefeitura de Goiânia. O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha tem feito movimentos políticos fora dos limites da cidade. Mendanha é potencial nome para disputar o governo ou o Senado. O prefeito, no entanto, tem destacado que a preferência é de Daniel Vilela, caso participe da disputa majoritária. No entanto, os projetos do MDB passam pelo ex-prefeito Iris Resendes.

O governador Ronaldo Caiado já procurou Iris Rezende em conversas reservadas para discutir a questão. Iris ficou neutro nas eleições de 2020, e não deu apoio a Maguito Vilela na campanha em Goiânia. A possível decisão de Iris Rezende em apoiar e usar seu capital político em prol da reeleição de Ronaldo Caiado pode fragilizar o projeto do MDB de lançar candidato próprio ao governo do Estado em 2022. 

Continua após a publicidade

Palaciano ouvido pela reportagem avalia que qualquer movimentação neste momento precisa ser vista com cautela. Além de um possível apoio de Iris, o governo tenta evitar dissabores com aliados, uma possível composição com o MDB passaria por consulta de ex-integrantes do partido, como o prefeito de Catalão, Adib Elias (Podemos) e o presidente da Codego, Renato de Castro, que estiveram em choque com a direção emedebista. Emedebista histórico ouvido pela reportagem que preferiu não se identificar destacou que Iris não tem interesse em ser protagonista no processo eleitoral para 2022, mas que o ex-prefeito considera emprestar sua influência para um aliado como Caiado. 

No final de maio, durante evento público na sede da Federação das Indústrias de Goiás (FIEG), o ex-prefeito de Goiânia negou que tenha intenção de disputar as eleições em 2022. Aliados do emedebista cogitavam a possibilidade dele tentar uma vaga ao senado federal no próximo ano. Iris reafirmou na ocasião que encerrou a carreira política. (Especial Para O Hoje)

Veja Também