Devido revelações sobre Prevent Senior, relator adia entrega de relatório final da CPI para outubro

Previsão de entrega do relatório seria nesta semana, porém, o senador Renan Calheiros afirmou que deve apresentá-lo após o último depoimento.

Postado em: 20-09-2021 às 15h36
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Devido revelações sobre Prevent Senior, relator adia entrega de relatório final da CPI para outubro
Previsão de entrega do relatório seria nesta semana, porém, o senador Renan Calheiros afirmou que deve apresentá-lo após o último depoimento | Foto: Reprodução

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta segunda-feira (20/09) que decidiu adiar a entrega de seu relatório final para o início de outubro. Ele havia previsto entregar o relatório ainda nesta semana. As informações são do Blog do Valdo Cruz.

“Senadores querem novos depoimentos, principalmente com as novidades trazidas sobre a Prevent Senior e a Precisa. Então, o meu relatório, que está quase pronto, será apresentado após o último depoimento, em outubro”, disse o relator.

Renan vinha analisando, a pedido de seus colegas do G-7, grupo majoritário da CPI formado por senadores independentes e de oposição, o adiamento da apresentação do relatório final em que, afirma, que deve propor o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) por crimes comuns e de responsabilidade.

Continua após a publicidade

“O relatório já está praticamente pronto, mas só vou apresentá-lo oficialmente depois dos últimos depoimentos. Temos de ouvir novamente o ministro Marcelo Queiroga sobre a suspensão de vacinas para adolescente, o que ele fez foi um escândalo. Temos de ouvir também novos personagens da Precisa, porque está chegando a documentação apreendida. Tudo isso vai atrasar um pouco, mas vamos ficar dentro do prazo da prorrogação da CPI”, afirmou Renan.

Renan informou, também, que vai propor o indiciamento de Bolsonaro por crime de prevaricação, por não ter determinado a investigação das denúncias dos irmãos Miranda sobre a compra da vacina Covaxin. Neste caso, por ser crime comum, a proposta de indiciamento será encaminhada para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Vamos também propor indiciamento por crime de responsabilidade. Neste caso, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados, para que seja anexada ou feito um novo pedido de impeachment do presidente da República”, disse o parlamentar.

Veja Também