Financiamento de moradia deve dar prioridade para mulheres

A senadora Rose de Freitas é a autora do projeto de lei

Postado em: 07-03-2022 às 09h34
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Financiamento de moradia deve dar prioridade para mulheres
A senadora Rose de Freitas é a autora do projeto de lei | Foto: Reprodução

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado se reúne nesta segunda-feira (7), às 14h, para votar uma pauta de 14 itens. Entre essas propostas está o PL 2.902/2019, que dá prioridade à mulher chefe de família na contratação de financiamento para compra de moradia — quando o imóvel for custeado pelo Sistema Financeiro de Habitação. A reunião da CDH será semipresencial. 

O PL 2.902/2019 foi apresentado pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES). Ela cita a estimativa de que cerca de 40% dos lares brasileiros são de responsabilidade de mulheres. “Nada mais razoável que facilitar a essas mulheres a aquisição de casa própria”, afirma a parlamentar.

Outro projeto na pauta da CDH é PL 3.393/2021, de autoria do senador Jorginho Mello (PL-SC). Esse texto prevê alterações na Lei Maria da Penha para que a mulher vítima de violência doméstica possa solicitar sua saída de sociedade empresarial que mantenha com o agressor, “sendo-lhe assegurado o direito à liquidação de sua cota, conforme os parâmetros previstos no Código Civil”.

Continua após a publicidade

 Ao justificar sua iniciativa, Jorginho Mello argumenta que, “no campo empresarial, existem muitas mulheres que integram quadros societários ao lado de familiares e frequentemente, são obrigadas a firmar documentos, abrir contas bancárias e se comprometer com transações comerciais pressionadas por parceiros, pais, filhos ou irmãos autoritários e violentos, o que lhes impõe danos no aspecto patrimonial. (Agência Senado)

Veja Também