Projeto que define o Dia Municipal da Cannabis Terapêutica é sancionado em Goiânia; veja data

O projeto é de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil) com intuito de incentivar a pesquisa e a discussão sobre o uso terapêutico da cannabis

Postado em: 09-03-2022 às 15h59
Por: Cecília Sampaio
O projeto é de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil) com intuito de incentivar a pesquisa e a discussão sobre o uso terapêutico da cannabis | Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (8/3) foi sancionada a inclusão do Dia Municipal da Cannabis Terapêutica ao Calendário de Eventos em Goiânia, dia 27 de novembro, que marca também o Dia Nacional do Combate ao Câncer. O projeto é de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil) com intuito de incentivar a pesquisa e a discussão sobre o uso terapêutico da cannabis.

“A inclusão no Calendário Oficial do Município vai permitir que ações sejam realizadas por instituições públicas ou privadas, a fim de promover atividades de caráter educacional na cidade que é referência em todo o Brasil, desde a aprovação da regulamentação desses medicamentos na capital”, disse Kitão quando apresentou o projeto.

Durante a primeira votação, o vereador e farmacêutico Anselmo Pereira parabenizou o colega pela proposta. “As gotas da cannabis medicinal minimizam os malefícios de diversas doenças. Não é porque estamos facilitando o acesso ao medicamento, que incentivamos a população a usar maconha”, comentou Anselmo. 

Continua após a publicidade

Oficializar a data é uma medida para incentivar o debate e a conscientização quanto ao uso terapêutico da Cannabis. Em Goiânia já é regulamentada e permitida a distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base de cannabis medicinal, mas a  legislação precisa ainda ser regulamentada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Por que essa data?

A data foi idealizada pelos ativistas pela medicação ter alta eficácia contra os sintomas provocados pela quimioterapia. Por esse motivo o Dia Municipal da Cannabis Terapêutica foi escolhido para coincidir ao Dia Nacional do Combate ao Câncer, com a ideia de expor os benefícios medicinais dessa planta. 

Veja Também