Quem ganha e quem perde com a possível desistência de Henrique Meirelles de disputar o Senado

Nos bastidores, crescem os rumores que o ainda pré-candidato do PSD pode não participar da das eleições em Goiás

Postado em: 11-03-2022 às 08h06
Por: Marcelo Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Quem ganha e quem perde com a possível desistência de Henrique Meirelles de disputar o Senado
Nos bastidores, crescem os rumores que o ainda pré-candidato do PSD pode não participar da das eleições em Goiás | Foto: Reprodução

Sem avisar com antecedência, o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles (PSD), desembarcou, em Goiânia, na tarde desta quinta-feira (10), para uma série de encontros políticos.

Ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, Meirelles é pré-candidato ao Senado. Porém, nas últimas semanas, cresceram os rumores de que ele pode não participar das eleições em Goiás.

Primeiro, porque o ainda senadoriável coordena o plano econômico do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ao Palácio do Planalto. Além disso, ele é sempre especulado como um possível nome a integrar o alto escalão do governo federal, independentemente de quem seja eleito, inclusive o ex-presidente Lula (PT).

Continua após a publicidade

Em segundo lugar, Meirelles, que não poderá usar tantos recursos próprios, estaria demonstrando pouca disposição a se dedicar à campanha. Inicialmente, o cenário se mostrava favorável a ele, mas, agora, as pesquisas de intenção de voto o colocam atrás do ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

Há, ainda, o fator Lissauer Vieira (de saída do PSB e em negociação com o PSD). Como mostrado ontem pelo jornal O Hoje, a eventual ida do presidente da Assembleia Legislativa, tido como um dos favoritos para deputado federal, ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) faria com que Meirelles perdesse um importante cabo eleitoral.

Os rumores sobre a possível desistência do pré-candidato ao Senado pelo PSD ganharam ainda mais força a partir do momento em que ele adiou a sua desincompatibilização do governo paulista. Diante desse contexto, vale apontar quais serão os vencedores e os perdedores, caso essa movimentação se confirme.

Quem ganha

Os maiores ganhadores são os demais senadoriáveis. Meirelles desponta, ou despontava, como o favorito a ocupar essa vaga na chapa majoritária do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Sem ele, o jogo fica aberto.

Os nomes de olho são os seguintes: Alexandre Baldy (Progressistas), Delegado Waldir (União Brasil), João Campos (Republicanos), Zacharias Calil (União Brasil), Luiz Carlos do Carmo (sem partido) e Wilder Morais (PSC).

Marconi, claro, não será candidato ao lado de Caiado. O ex-governador tucano não decidiu se tentará voltar ao Palácio das Esmeraldas ou ao Senado. Se for o segundo, ele também ganha com a desistência de Meirelles, cujos votos, que variam entre 10% e 15%, ninguém sabe para onde devem ir.

Um último vencedor pode ser o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), considerado um dos principais governadoriáveis de oposição. Ele está perto de se filiar ao Patriota e mantém diálogo com o Podemos, mas, no fundo, gostaria de uma legenda maior. Com Meirelles fora do páreo, há quem acredite que o PSD seja uma opção.

Quem perde

Entre os perdedores, o PSD, de uma forma geral, é o mais atingido. O presidente da sigla em Goiás, Vilmar Rocha, está em vias de ficar sem Meirelles e Lissauer em um intervalo curto de tempo. Por ser um articulador experiente, contudo, ele ainda tem condições de dar a volta por cima.

Dentro do partido, o deputado federal Francisco Jr, que tentará a reeleição, e a vereadora Sabrina Garcez, que também busca uma cadeira na Câmara dos Deputados, se enfraquecem, assim como o senador Vanderlan Cardoso, que apostava quase todas as suas fichas em Meirelles.

Por fim, nem Caiado escapa. O governador, que ficou de fora das articulações sobre a indicação de Lissauer ao TCE-GO, perde um nome de prestígio nacional e internacional em sua chapa e vê parte de sua base se desarticular, mas palacianos ainda confiam em uma recuperação. (Especial para O Hoje)

Veja Também