Ministro da Defesa pede a TSE para participar de grupo sobre transparência das urnas

Paulo Sérgio Nogueira quer fazer parte da Comissão de Transparência Eleitoral

Postado em: 09-05-2022 às 11h56
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministro da Defesa pede a TSE para participar de grupo sobre transparência das urnas
Paulo Sérgio Nogueira quer fazer parte da Comissão de Transparência Eleitoral

O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, quer fazer parte da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) no lugar do militar que representava as Forças Armadas no grupo, o general Heber Portella, que é chefe de cibernética do Exército. Ele fez a solicitação, que também inclui concentrar outras atribuições, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo a CNN Brasil.

Ele encaminhou ofício ao presidente do TSE, Edson Fachin. No texto, ele escreveu que “entende-se que foi concluída etapa de planejamento de ações de ampliação da transparência do processo eleitoral”, mas critica não ter sido recebido para falar diretamente com Fachin em relação as sugestões das Forças Armadas para o pleito deste ano.

O Ministro cita, ainda, que o presidente do TSE já reuniu três vezes como o Ministério da Defesa, sendo duas com Paulo Nogueira e uma com o ex-titular da pasta federal, Braga Neto. “Diante da impossibilidade de tê-lo feito pessoalmente, solicito que a Vossa Excelência que, a partir desta data, as eventuais demandas da CTE direcionadas às Forças Armadas, tais como solicitações diversas, participação em reuniões, etc…, sejam encaminhadas a este Ministro”, escreve Paulo.

Continua após a publicidade

E ainda: “Aproveito para reafirmar o compromisso das Forças Armadas em contribuir no que for necessário para a paz e a segurança do pleito eleitoral, bem como para manifestar os votos de que a Corte Eleitoral tenha pleno êxito em suas atividades, essenciais para a democracia e para a harmonia da sociedade brasileira.”

Apesar do pedido ser de 28 de abril, o Tribunal ainda não respondeu ao ofício.

Veja Também