TSE realizará testes na urna eletrônica em julho e agosto
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará testes na urna eletrônica neste e no próximo mês. O anúncio ocorreu na noite de quinta-feira (14) e faz parte da lista de sugestões das Forças Armadas. A urna testada será a UE 2020, a versão mais recente do equipamento. Segundo a corte, os aparelhos passarão por fiscalização semelhante […]
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará testes na urna eletrônica neste e no próximo mês. O anúncio ocorreu na noite de quinta-feira (14) e faz parte da lista de sugestões das Forças Armadas.
A urna testada será a UE 2020, a versão mais recente do equipamento. Segundo a corte, os aparelhos passarão por fiscalização semelhante as realizadas na UE 2015, a anterior.
Vale citar, em maio elas já foram submetidas ao Teste Público de Segurança (TPS). Não houve nenhuma vulnerabilidade verificada na ocasião. O TSE, inclusive, cita que o modelo atual da urna é mais seguro que a versão de 2015, uma vez que passou por melhorias.
O comunicado informa que a “análise e a avaliação de segurança dos sistemas eleitorais e do hardware das urnas eletrônicas estão previstas em um convênio firmado pelo TSE com a universidade, que, desde outubro passado, colabora com a Justiça Eleitoral”.
Diz, ainda, que “a realização da auditoria na UE 2020 foi uma iniciativa proposta pelo próprio TSE, que também atendeu a uma das sugestões feitas pela Comissão de Transparência das Eleições (CTE)”.