PT oficializa a candidatura de Lula sem a presença do presidenciável

O petista não participou do evento por estar em viagem a Pernambuco.

Postado em: 21-07-2022 às 12h44
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: PT oficializa a candidatura de Lula sem a presença do presidenciável
O petista não participou do evento por estar em viagem a Pernambuco. | Foto: Reprodução

O PT e a federação partidária Brasil da Esperança, formada por PT, PC do B e PV, oficializaram na manhã desta quinta-feira (21/7) a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Presidência da República. O petista não participou do evento por estar em agenda em Pernambuco.

Esta é a sexta vez que Lula disputa a Presidência. Ele será o primeiro candidato de uma federação partidária. A modalidade foi criada em 2021 e consiste na união de dois ou mais partidos que deverão atuar como um só por ao menos quatro anos.

Os outros partidos que compõem a federação partidária também farão convenções. Após os encontros, todos se reunirão para avaliar as decisões tomadas.

Continua após a publicidade

A convenção teve início por volta das 10h10 em um hotel de São Paulo. Não houve grande divulgação por parte do partido e apenas membros da Executiva Nacional da legenda participaram do encontro a portas fechadas.

Após a convenção, houve reunião na convenção nacional com a presença dos partidos PCdoB e PV, que vão apoiar a chapa nas eleições. Por volta de 11h30, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, permitiu a entrada da imprensa e anunciou oficialmente a candidatura de Lula e Alckmin.

“A primeira deliberação e homolagada é a indicação da candidatura à presidência de Lula e de vice-presidência Geraldo Alckmin. A segunda deliberação é a de coligação de PSOL Rede, PV e Solidariedade. A terceira é o número do candidato a presidência da República. Número 13, Lula”, disse Gleisi.

O calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), define que os partidos têm até 5 de agosto para realizar convenções. Após o encontro, os partidos terão até 15 de agosto para registrar a candidatura no tribunal, último passo para a oficialização do candidato.

Veja Também